Cidade-fantasma na Bahia pode ser salva por um sonho

Rio do Braço virou uma cidade-fantasma após a praga que acabou com plantações de cacau na Bahia. Mas tudo pode mudar

Rio do Braço virou uma cidade-fantasma após a praga que acabou com plantações de cacau na Bahia. Mas tudo pode mudar

 

estação rio do braço bahia foto andrea miramontes lado b viagem

Restaurante Estação Rio do Braço pode salvar a cidade da Bahia que caiu em ruínas (foto instagram @ladobviagem)

 

Uma cidade inteira em ruínas por uma praga descontrolada. Da década de 80 até os anos 2000, a vassoura de bruxa acabou com Rio do Braço, a 35 km de Ilhéus. A doença do cacaueiro devastou as plantações, que eram o sustento do povo.

Sem cacau para colher, o emprego e o dinheiro desapareceram. Baianos partiram em busca da sobrevivência, abandonaram suas casas e deixaram as construções em ruínas.

Rio do Braço já foi cenário da novela Renascer, da Globo. Hoje, virou uma cidade-fantasma. Mas tudo caminha para a total transformação, como conta o empresário Lucas Kruschewsky. O blog Cariocando Pro Aí contou um pouco mais da história do empreendedor

Da destruída antiga estação de trem, o empresário criou um restaurante pra lá de charmoso, chamado Estação Rio do Braço. Um luxo rústico, delicadamente decorado com itens regionais. O local também tem shows e pode ser fechado para festas.

Abaixo, você vê um videozinho do clima delicioso, com banda que transforma músicas em ritmo de baião, que se apresenta na baladinha de Kruschewsky.

Nascido no local, o empresário chegou a lavar as telhas das ruínas para recolocar o material original. Agora, ele batalha para que a cidade inteira seja restaurada e ganhe ares turísticos, o que tem tudo para acontecer.

Casas charmosas da década de 30, quando restauradas, vão virar atração no sertão

Casas charmosas da década de 30, quando restauradas, vão virar atração no sertão

Casas da década de 20 e 30, hoje destruídas, ainda podem dar lugar a uma vila charmosa, daquelas que dão a sensação de voltar no tempo. Será uma espécie de Paraty do sertão.

Essa é também minha torcida. Assim, formalizo minha desculpa para voltar e presenciar a transformação de toda uma cidade, arruinada por uma praga e renascida para virar uma verdadeira vedete no interior da Bahia.

 

Veja as dicas mais legais em nossa página do Facebook

Instagram: Inspire-se nas dicas e fotos mais legais! @ladobviagem

Twitter: Sigam-nos os bons!