Facebook
Facebook
Pinterest
SOCIALICON

Cobertura fotográfica del circuito turístico cultural norte: Puerto Chicama Malabrigo, Caballitos de Totora Huanchaco, ciudadela de Chan Chan, Complejo Arqueológico El Brujo, Huaca de la Luna y arquitectura en la ciudad de Trujillo. Trujillo, La Libertad, feb 2008. Fotografía/Daniel Silva

Ao Norte do Peru, na região de La Libertad, está a charmosa Trujillo, cidade que também impressiona pela riqueza de seus sítios arqueológicos e atrativos históricos.

Trujillo conta com lugares belíssimos, que propõem uma visita a um passado muito antigo, mais precisamente às civilizações pré-incaicas Moche e Chimú, e também a um passado mais recente, a fase colonial e republicana do Peru.

berço dessas antigas civilizações, Trujillo tem preservada em seu centro histórico uma herança deixada pelos espanhóis. O local concentra igrejas, casarões, praças e atrativos impressionantes, como a Plaza de Armas, a Catedral e tantos outros.

Ali, é possível conhecer os principais atrativos em um dia de visita, alguns considerados patrimônio monumental da nação.

Plaza de Armas de Trujillo
Martín de Estete desenhou essa praça como o centro da cidade. Na parte central se observa o monumento da Liberdade, uma escultura de mármore, estilo barroco, obra do alemão Edmund Müller.

 

Riquezas Moche e Chimú

A civilização Moche existiu entre 300 a. C. e o ano 1000 d. C., na região dos vales dos rios Moche e Chicama, na região de La Libertad. Outra cultura pré-colombiana típica da região Norte do Peru, a cultura Chimú se desenvolveu entre os séculos X e X.

Os vestígios dessas culturas pré-Incas estão na cidadela Chan Chan (10 minutos de Trujillo, no caminho para Huanchaco, o balneário mais importante da região), a maior cidade de barro do mundo (24 quilômetros quadrados), considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Há também as Huacas del Sol y de la Luna (a oito km ao sul da cidade de Trujillo). A Huaca del Sol é a maior, diz-se que foi construída por 250 mil homens, utilizando 70 milhões de adobes em apenas três dias. A Huaca de la Luna é composta de templos sobrepostos construídos em diferentes épocas.

É possível ver em suas paredes as diferentes representações policromáticas nas quais se destaca o Deus Ai-Apaec, o chamado “El Degollador”, personagem com características felinas.

O complexo arqueológico El Brujo está localizado no Valle Chicama, a 60 km ao norte de Trujillo (aproximadamente 1 hora e 20 minutos de carro). É composto por três edificações que são a Huaca Prieta, Huaca Cao e Huaca Cortada.

Em 2006, foi descoberto o túmulo onde foi enterrada uma mulher da nobreza Moche em perfeito estado de conservação, chamada “Senhora de Cao”, que se presume ter governado o vale há 1.700 anos.

As dicas são do escritório de turismo do Peru.

Mais roteiros fantásticos:

Castelos e jardins! Curta o melhor Copenhagen de bike

Planeje férias inesquecíveis nos alpes, em Courchevel

Cachoeiras gigantes e paredões de 1.700 m na Noruega

Toronto 40 graus! Descubra as delícias do Canadá no verão