Facebook
Facebook
Pinterest
SOCIALICON

A vista da minha janela para torres medievais, que parecem cenário de filme de reis e princesas, foi meu primeiro choque ao chegar ao The Scotsman Hotel, em Edimburgo.

O hotel une o clássico escocês, com madeira do chão ao teto, estampas em xadrez, lareira  e whisky de boas-vindas, à melhor localização da capital da Escócia. 

Recepção do hotel no edifício do século 19, com clássicos escoceses na decoração (foto: Facebook/The Scotsman Hotel)

Tudo que você precisa  conhecer em Edimburgo está ali do lado, como o castelo, museus, a cidade medieval e jardins maravilhosos.

O The Scotsman Hotel fica bem na divisa entra a parte antiga e medieval e a parte nova de Edimburgo. 

A localização é tão famosa que ele é chamado de a porta de passagem entre a cidade velha e a nova.

Em 1900, a Ponte Norte, que liga a cidade nova e antiga, foi ampliada. O hotel está na torre da divisa.

Fachada do hotel que fica na divisa da cidade nova e antiga (foto Andrea Miramontes/ Lado B Viagem)

Old Town de Edimburgo, capital da Escócia, que inspirou a saga Harry Potter (foto Andrea Miramontes/Lado B Viagem)

A apenas cinco minutos de caminhada chega-se à Royal Mile, conjunto de ruas medievais em torno do Castelo de Edimburgo. E em mais um minuto, ao famoso castelo.

Uma das saídas do hotel dá acesso direto, de frente à Estação Waverley de trens, o que facilita muito sua chegada e viagem pela Escócia. 

Nesses lugares também acontecem os famosos Festivais de Edimburgo, como o do Réveillon, que dura três dias.

Jornal The Scotsman

O prédio onde ele está nem sempre foi um hotel. No edifício do século 19 construído em estilo barroco, nasceu um dos jornais nacionais mais importantes da Escócia, o The Scotsman.

Café da manhã  acompanhado do jornal cuja capa neste dia era o maravilhoso museu V&A Dundee (foto: Andrea Miramontes/ Lado B Viagem)

O jornal foi criado em 1817 como oposição ao governo e era considerado “incendiário” na época. Mas todo mundo queria ler.

Perturbou tanto o poder, que alguns leitores contrabandeavam cópias, pois não queriam ser vistos comprando um exemplar.

Muito da estrutura original está lá, como a escadaria de mármore, vitrais escoceses coloridos, madeira do chão ao teto nas áreas comuns e nos quartos.

Escadaria de mármore e vitrais do histórico The Scotsman Hotel, em Edimburgo (foto: Andrea Miramontes/ Lado B Viagem)

O prédio parece um labirinto. Você pode se perder entre as escadarias e passagens, como me perdi algumas vezes.

Dizem que muitos fantasmas rondam o lugar, mas não encontrei nenhum e me deliciei com o charme escocês em todos os cantos.

Quartos do hotel

Janela para o mundo medieval do meu quarto em Edimburgo (foto: Andrea Miramontes/ Lado B Viagem)

Quartos do The Scotsman hotel podem ter vistas para a cidade medieval (foto Facebook)

A linha do clássico escocês com muita madeira, xadrez e tudo que inspira conforto compõe os quartos do hotel.

Ao chegar, aproveite a dose de whisky de boas-vindas, que também pode estar no quarto.

Welcome com Whisky escocês no The Scotsman Hotel (foto: Andrea Miramontes/ Lado B Viagem)

A minha janela era direcionada para torres medievais, mas você pode também pode abrir sua cortina e dar de cara com o Castelo de Edimburgo ou com o Princes Street Gardens.

Os jardins formam um parque público criado em 1770. É o caminho de flores abaixo do castelo que leva à National Gallery of Scotland e Royal Scottish Academy. Tudo do lado do hotel.

Há vários estilos de quartos, e as tarifas começam em £ 135 para duas pessoas (cerca de R$ 660), excelente preço por um hotel de luxo na melhor localização que se pode ter.

Café da manhã ou brunch?

O café da manhã é bem completo, e inclui  ovos feitos na hora, torradas quentinhas na mesa, pães, iogurte, frutas frescas e secas, castanhas e outros itens. Mas tem hora para acabar.

How do you like your toasts? O café inclui também o sotaque escocês que te faz sentir deliciosamente outlander todos os dias da sua estada. Certifique-se que a tarifa que escolheu inclui o café.

Para quem quer fazer a refeição mais tarde e bem completa, pode ir ao Grand Café, praticamente parte do hotel, ligado no prédio apenas por uma porta interna.

Grand Café, no prédio do The Scotsman Hotel, delicioso para brunch ou jantar (fotos Andrea Miramontes/ Lado B Viagem)

O Grand Café impressiona pelo pé-direito gigante, na estrutura de 1905, com madeira por todo canto.

Além de brunch, é uma excelente opção para uma noitada com som ao vivo, muitas vezes violinos, piano e até gaita de fole, que acompanham o happy hour ou jantar.

Para a viagem à Escócia, o blog fez o seguro saúde de viagem GTA, que tem todas as coberturas de que precisamos.

O blog Lado B Viagem viajou a convite do Visit Britain

View this post on Instagram

Vista do banheiro para a parte medieval de Edimburgo 😍😍 (do quarto também 👉🏻 passe! ) Hotel icônico @thescotsmanhotel que abrigou o jornal @the.scotsman por quase um século. . 📍 a melhor localização que vc pode imaginar pra explorar a cidade a pé – não precisei de nenhum táxi . Ele divide a cidade medieval da nova, com fácil acesso e vista maravilhosa para tudo . Reza a lenda que almas penadas vivem aqui 👻👻👻👻👻👻 . Tudo no stories de Edimburgo, salvo aí ☝🏼☝🏼 . #besthotels #lovehotels #luxuryhotels #scottishbest @thisisedinburgh 
#lovegreatbritainbr @lovegreatbritain.br @visitscotland @LoveGreatBritain #scotland #thisisedinburgh #LoveGreatBritain #ScotlandisNow #EdFests #loveedinburgh #scotlandexplore #scotspirit #bbcscotland #bestvacations #MinhaViagemLivre #meucliquenafolha #jornalOGlobo #MeuCliqueEstadao #BBCtravel #LoveTheWorld #luxurylifestylemagazine #bestvacations #IamaTraveler @beautifulmatters #beautifulmatters #travelawesome #architecture #design #architecture_hunter #architectures_need

A post shared by Andrea Miramontes 🇧🇷| Travel (@ladobviagem) on

Fachada do The Scotsman Hotel ,em Edimburgo (Foto: Reprodução Facebook do hotel)