Quatro passeios inesquecíveis na Patagônia, em Torres del Paine

tierra-patagonia-torres-del-paine (1)

Torres del Paine, parque encravado na Patagônia chilena,  Reserva da Biosfera pela Unesco, tem mais de 30 opções de excursões.

E nada de ir por si. Tem que ter guia especializado em fauna, flora, geologia, cultura e história locais. Quem se hospeda no icônico Tierra Patagônia tem as excursões inclusas na diária.

O agendamento é feito de acordo com o interesse e o preparo físico de cada um. Veja abaixo quatro passeios imperdíveis no destino.

tierra-patagonia-torres-del-paine (10)

1) Base de Las Torres

Dificuldade: alta
Duração da Caminhada: 7 a 8 hrs – 18 km

Uma das caminhadas mais famosas do Maciço Paine, que exige resistência, presenteia o viajante com a vista das três torres de granito.

A caminhada sobe por uma colina contínua por 1 hora, contornando o Rio Ascencio até chegar ao Paso de los Vientos. Dali, são 30 minutos até chegar ao acampamento chileno, para descansar.

A caminhada continua pelo bosque por mais 1h30, ganhando altura rapidamente com vistas de formações geológicas diversas.

A última hora é a mais desafiante e difícil, pois o caminho ziguezagueia em subida por um setor de morrena ou pedra solta, estando expostos ao vento e com um clima imprevisível.

Chegando ao mirante é a hora da clássica vista das Torres del Paine. Há a possibilidade de almoçar lá no meio dessa paisagem.

A descida começa pelo mesmo caminho e leva aproximadamente 4 horas para chegar ao ponto de partida, motivo pelo qual, definitivamente, é necessário ter bons joelhos e uma sólida condição física.

Esta excursão é dura e exaustiva para aqueles que não estão acostumados a realizar caminhadas de longa distância.

2) Birdwatching

Dificuldade: Fácil
Duração da Caminhada: 2 horas de caminhada – metade do dia

Com ecossistemas distintos, é possível encontrar mais de 120 espécies de aves, desde flamingos, caiquenes, patos, nhandus, carpinteiros magalhânicos, caranchos cordilheiranos do sul, águias e até o majestoso condor.

Saímos ao amanhecer, quando as aves se encontram mais ativas e a luz favorece a fotografia, para ir descobrindo a biodiversidade da região. Entre lagos, bosques e pampas iremos em busca de aves em uma experiência da qual podem desfrutar tanto principiantes como avançados.

Conheceremos mais sobre ciclos de vida e seu comportamento, enquanto contemplamos a grande paisagem magalhânica.

A melhor época para avistamento é de dezembro a fevereiro e as principais regiões são: Laguna de los Juncos, Laguna de los Cisnes, Estância Cerro Paine, entre outras.

3) Valle Pingo e Península del Grey

Dificuldade: Fácil
Duração da caminhada: 3,5 / 10 km

Passa de carro pelos mirantes mais bonitos do Parque Nacional até chegar à Guardería Grey. Aqui começa a caminhada no Valle Pingo por um caminho de pouco desnível, que vai paralelamente ao leito do rio Pingo.

Este lugar tem uma das áreas mais verdes do parque e onde é possível apreciar interessantes formações geológicas. Passaremos por um antigo posto de gaúcho e finalmente chegaremos ao Chorrillo del Salmón, uma pequena cascata escondida no bosque de Nothofagus.

Volta-se pelo mesmo caminho. Após o almoço visitaremos o pitoresco Lago Grey, onde se pode ver blocos de gelo e o Glaciar Grey à distância.

4) Mirador Ferrier e Península del Grey

Dificuldade: Alta
Duração da caminhada: 5 horas / 10 km

Excelente opção para ver a maior parte do Parque Nacional combinada com duas caminhadas. Primeiro os visitantes sobem pelo desafiante caminho que leva ao Mirador Ferrier.

O terreno é muito íngreme e se conquista altitude rapidamente (700 metros de subida). Para alcançar o mirante, atravessa-se um bosque.

É o lugar das vistas panorâmicas do Glaciar Grey, Maciço Paine, Rio Paine, Lago del Toro, entre outros.

A descida é pelo mesmo caminho com um forte declive. Depois do almoço, é hora de visitar Lago Grey, onde se pode ver blocos de gelo e o Glaciar Grey à distância.

SONY DSC

All inclusive no deserto! Descubra melhor do Atacama

 

Author Description

Lado B Viagem (parceiros) - invista em experiências!