Facebook
Facebook
Pinterest
SOCIALICON

Comer em Mônaco é um programão. Restaurantes descolados, com as vistas mais lindas e gastronomia variada fazem a festa para quem ama experiências gastronômicas.

Abaixo, listo algumas experiências vegetarias e veganas que tive por lá. Não necessariamente em restaurantes que são só para esse público, mas os que têm excelentes opções.

Infelizmente, não provei Elsa, o primeiro restaurante 100% orgânico do mundo a receber uma estrela Michelin.

Mas fucei o menu e anotei vários pratos de vegetais “from the garden”, como o risoto de queijo francês Brillat-Savarin, aipo, pêra e nozes, por 39 euros.

E além dos restaurantes, é interessante fazer um passeio no mercadão de Mônaco, onde os locais fazem compras de produtos frescos.

Pissaladière, pizza de Mônaco, vegetariana, para beliscar no mercadão- Andrea Miramontes / Lado B Viagem

Pequeno e charmosinho, Le Marchè de la Condamine tem guloseimas típicas de Mônaco, como a pizza toda diferente do principado, a pissaladière.

Abaixo, indico não só para veganos, mesmo porque eles servem todos os públicos. Reserve, sempre, antes de ir.

Restaurantes para não perder

L’Hirondelle

Almoço saudável. O restaurante de cara para o Mediterrâneo e os iates milionários, com uma das vistas mais lindas de Mônaco.

L’Hirondelle fica junto com o spa Thermes de Marine, o mais luxuoso do país (onde fiz a experiência a -110, de crioterapia), todo iluminado por luz natural, cercado de paredes de vidro.

O cardápio leva comida mediterrânea e saudável. Entre os menus, está o vegano, onde fui sem me arrepender (nada de origem animal na composição do prato).

O restaurante ainda tem menu glúten free, bem-estar, tudo orgânico. Para quem ainda come peixes, ele só usa produtos de pesca sustentável.

Tem um menu do dia, a 60 euros, para cada tema que você escolher. Todos têm com entrada, principal e sobremesa.

Comecei com tartar de beterraba, fui para espaguete com abobrinha e fechei com banana caramelada, cracker doce muito delicado e sorvete de menta.

Indico fortemente para não veganos também, a fim de acabar com qualquer preconceito que possa ter a esse tipo de comida.

Tartar vegan de beterraba do L’Hirondelle – Andrea Miramontes / Lado B Viagem

 

Vegan: Banana caramelizada e sorvete de menta – Andrea Miramontes / Lado B viagem

Maya jah

Noite inesquecível. Um dos indianos mais sofisticados que você vai provar. Todos os pratos são servidos com arte, lindos.

A trilha sonora pop combina com o ambiente moderno e despojado do restaurante. Atenção à carta de drinks. Mixologia é o forte do lugar.

Na minha opção, gin com ervas, flores e chás garantiram drinks aromáticos e muito refrescantes.

No cardápio, muitos têm o símbolo da flor de lótus, o que significa vegetariano ou vegano.

Fui de vegano. É o caso do Vegetarian Madras, com vegetais al dente ao molho de coco e curry. Peça pouco apimentado.

Para acompanhar vá de batatas de tamarindo e cogumelos ao curry. Deliciosos.

Pratos veganos cheios de sabor – acima batatas e brócolis do Maya Jah – Andrea Miramontes / Lado B Viagem

Ambiente descolado do restaurante indiano, um dos mais lindos dessa gastronomia que já visitei – Andrea Miramontes / Lado B Viagem

Para finalizar meu jantar vegano veio uma tortinha de chocolate amargo. Pra vocês sacarem que nem sempre o veganismo e o vegetarianismo ajudam a emagrecer.

 

Stars & Bars

Almoço divertido. Fora do circuito de turismo, este restaurante e lanchonete  é uma descoberta no principado e tem uma vista maravilhosa para o porto e montanhas.

Mas não se enganem, o restaurante já foi descoberto por estrelas do esporte e de Hollywood e coleciona fãs famosos.

Ambiente despojado com jogos para a família também tem vários objetos  de colecionador em exposição, incluindo uma bola assinada por Pelé e um carro de Fórmula 1 pendurado em uma parede.

Vista da parte de cima do restaurante em Mônaco – Andrea Miramontes / Lado B Viagem

É especializado em fast food gourmet e com  um cardápio inteiro de opções vegans, com vegan pizza, vegan burguer, vegan nachos, tudo muito bem-preparado

Fui de pizza e nachos de queijo, que não era de leite. A entrada usou queijo feito de coco e semente de tara, uma leguminosa. Experimente, o queijo é igualzinho a uma muçarela.

Nachos com queijo vegan simplesmente uma delícia – Andrea Miramontes / Lado B Viagem

Pizza vegan sensacional da lanchonete gourmet em Mônaco – Andrea Miramontes / Lado B Viagem

Na frente, o gerente geral Laurent Mayzoué mostra a pequena horta, na orla de cara para os barcos, entre os bancos da clientela, de onde vêm os temperinhos.

Um luxo ter a própria hortinha e oferecer comidas orgânicas. Concordam?

Laurent Mayzoué mostra a pequena horta, de cara para os barcos – Andrea Miramontes / Lado B Viagem

Buddah-Bar

Caia na balada. Drinks exclusivos e trilha sonora de primeira nesta rede de restaurantes-lounge que já passou dos 20 anos e nasceu em Paris.

Nos drinks, diga a base que quer e peça par o barman te surpreender.

Veio uma mistura de gin com alguns temperos, lichia e xarope de flor de Sureau, uma flor que lembra cheiro de jasmim. Sensacional.

 

Se for jantar, reserve mesa. Do bar, suba ao segundo andar onde fica o restaurante elegante e moderninho, assim como os garçons.

Drink de gin com lichia e xarope de flor de Sureau com cheiro de jasmim –   Andrea Miramontes/ Lado B Viagem

Não são muitas as opções veggies ano cardápio. Mas as poucas que têm são muito saborosas. Destaco o sushi veggie com abacate.

View this post on Instagram

#govegetarian🌱 e muito descolada no @buddhabarmc 🤩 . Passe para ver os drinks, com a ajuda da gata @ohmyhype 💁‍♀️🍹 . O Buddah Bar faz parte do complexo @montecarlosbm o maior e mais sensacional de Mônaco ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ @visitemonaco . Acima uma espécie se sushi #vegetariano com guacamole – sensacional! 😍 . #visitemonaco #visitmonaco #drinks #fridaymood #luxurylife #veggie #vegetarian #vegetariano #mymontecarlo #luxurytravel #buddhabarmc #jornalOGlobo #MinhaViagemLivre #meucliquenafolha #MeuCliqueEstadao #BBCtravel #LoveTheWorld #buddahbar #luxurylifestylemagazine #bestvacations #IamaTraveler @beautifulmatters #beautifulmatters

A post shared by Andrea Miramontes 🇧🇷| Travel (@ladobviagem) on

Como chegar a Mônaco de helicóptero?

Mônaco cria centro de resgate e tratamento de tartarugas marinhas

 

Mônaco tem car sharing com carros elétricos pedidos por app