Nenhuma foto da viagem faz jus à obra de arte da natureza na Noruega. O país é salpicado por fiordes, paredes gigantes de pedras formadas por geleiras que recuaram e foram invadidas pelo mar.
Ouvir o silêncio no centro de um fiorde é a forma mais incrível de perceber-se poeira diante do mundão. Atravessamos montanhas gigantes, cachoeiras imponentes e fiordes profundos.
Geiranger, um dos fiordes mais lindos e onde fizemos caiaque, tem 264 metros de profundidade, já as rochas chegam a 1.700 m acima das águas:
Para se ter uma ideia, um prédio de dez andares tem apenas 30 m. Passamos também por cachoeiras que despencam a 410 m, como as sete irmãs. Grandiosas.
Pelas estradas, cachoeiras e campos floridos. Com o degelo das montanhas nevadas, inúmeras quedas d´água se formam ao descer os picos nevados. Ir em maio, primavera no país, foi a escolha mais sábia.
De Oslo aos fiordes
Meu caminho sai da capital, Oslo, vai à terra do bacalhau, Ålesund. Fomos de trem e ônibus, mas também é possível ir de avião.
Passamos por fiordes gigantescos como em Geiranger. Depois, por cachoeiras, montanhas e lagos com água potável fazem das estradas silenciosas um passeio inesquecível até chegar às lindíssimas Balestrand e Loen.
De lá, vamos à colorida Bergen, inspiração para Frozen, e pegamos uma das ferrovias mais lindas do mundo, em um passeio chamado Norway in a Nutshell, que passa pela lindíssima Flåm, e chegamos a Oslo.
Trata-se de um bom roteiro para uma viagem de 10 dias pelos fiordes.
Como é o país?
Noruega é jovem. O país viveu a independência em 1905 e o início da riqueza há cerca de 40 anos, com a descoberta do petróleo. Hoje, está na lista de lugares com a melhor qualidade de vida do mundo.
Também se encontra entre os 20 países mais seguros do Planeta, pelo Global Peace Index 2015 (Índice Global da Paz). Lá, a polícia não usa armas no dia a dia, por exigência da população.
E quando você pega as estradas, sua vista é constantemente presenteada com essas imagens, como do Aurlandsfjorden, abaixo.
Não existe salário mínimo no país, mas pode-se ter uma média de quanto se ganha por lá.
Em uma consulta ao banco de estatística (Statistisk Sentralbyrå) – o IBGE norueguês – o grupo que ganhou menos em 2014 recebeu uma média de aproximadamente R$ 12.100 (NOK 28.942) por mês.
Mas também se gasta muito, e não é um país barato para viver.
O país vive uma monarquia constitucional, com a família real idolatrada pelo povo. Simples e acessível, a rainha Sônia é gente como a gente, de acordo com os noruegueses.
A rainha, inclusive, gosta de fazer trilhas e curte visitar fiordes, como Geiranger, abaixo, um dos seus preferidos.
Não fala norueguês? Não se preocupe, todos falam inglês. Solícitos e simpáticos, moradores locais sempre dão um jeito de te ajudar a chegar ao destino. Noruegueses, inclusive, têm muita simpatia por brasileiros.
Da era viking (800 d.C – 1050 d.C) sobraram poucas coisas. Um museu fantástico em Oslo expõe navios e objetos complexamente esculpidos, que foram achados em escavações recentes.
Saiba a melhor época de ir, como é a moeda, o fuso e mais dicas com o guia abaixo. As páginas do Visit Norway e do Fjord Norway ajudam a orientar o turista.
Uma publicação compartilhada por Lado B Viagem – R7 (@ladobviagem) em
——————————————
Guia de sobrevivência
—————————————————————-
#Quando viajar
Primavera e verão são as melhores estações, de maio a agosto. A primavera é ainda mais indicada, pois a neve começa a derreter das montanhas, o que faz do seu caminho pelas estradas da Noruega um verdadeiro deslumbre.
Temperaturas em julho e agosto podem atingir entre 25°C a 30°C. No inverno, a maior parte do país fica coberto de neve. Em janeiro, Oslo chega a ter -4°C. Nos pontos extremos, o frio é ainda mais rigoroso
#Moeda, documentos e fuso
Moeda: Coroa norueguesa. Não é fácil de encontrar para comprar por aqui, mas algumas casas de câmbio podem vender com encomenda. Portanto, nada de deixar para a última hora
Média da conversão, pesquisada em novembro de 2017: R$ 1 = R 2,50
Documentos: Não é preciso visto para entrar no país. Passaporte válido basta
Fuso: de 4 a 5 horas na frente, dependendo da época, pois há horário de verão
#Dicas de viagem
Viva como os locais. Noruegueses curtem a natureza e valorizam o sol. Subir montanhas é programa de família para eles, que vão com bebezinhos curtir muito verde, cachoeiras e aventura.
Em um final de tarde de sol, aproveite os parques, suba nas montanhas, alugue bicicletas e procure as inúmeras trilhas selvagens lindíssimas que o país oferece
Leve sempre uma garrafinha vazia com você. É delicioso captar água pura das montanhas, lagos e geleiras derretidas. Imperdível
#Comida
Na Noruega, encontra-se de tudo, inclusive para vegetarianos. Mas aproveite para tomar as vitaminas do café da manhã, pequenos shots de vitaminas, e comer salmão cru nesta refeição
O melhor bolo do mundo, de acordo com os noruegueses, também é imperdível. Camadas de creme e massa formam o verdens beste, sobremesa da família local:
#Onde ficar
Programe-se para uma viagem de, no mínimo, dez dias. Noruega é um país de paisagens deslumbrantes que vão muito além de Oslo, a capital.
Opções baratas: os campings da Noruega ficam nos lugares mais lindos do país. Em todas as cidades você acha um acampamento muito bem equipado. Pode encontrar casas dispostas a te receber pelo Airbnb ou hostels.
Oslo – para curtir a cidade Thon hotel
Vantagens: economia e boa localização
Alesund – para se esbaldar com delícias de manhã Scandic Parken
Vantagens: conforto, vista incrível e café da manhã mais fantástico do mundo
Loen – para se esquecer de tudo Hotel Alexandra (foto acima)
Vantagens: conforto e relaxamento em piscinas aquecidas externas com vista para picos gelados. Um luxo
Balestrund – para nunca mais querer sair da Noruega Kviknes Hotel
Vantagens: conforto e hospedagem dentro do fiode. Incrível
Flam – para se apaixonar Fretheim Hotel
Vantagem: ficar de cara para o fiorde
Bergen – para curtir a cidade a pé Scandic Bergen
Vantagem – excelente localização
Geiranger – para se sentir rei Union Geiranger
Vantagens: vista incrível e cachoeira na frente. É o mesmo usado pela rainha da Noruega. Este lugar:
#Transporte
Você pode cortar o país de trem. E algumas ferrovias premiadas são identificadas como as mais belas do mundo. A The Flåm Railway, em especial, é um dos passeios mais lindos do mundo, olha a foto abaixo.
Trens que cortam montanhas, passam por geleiras e picos nevados, além de fiordes e lagos que parecem de contos de fadas. O Norway in a Nutshell organiza tudo para você.
Explore as estradas de carro. Com o veículo você vai cortar estradas com picos nevados, curtir túneis lindíssimos na beira de fiordes, utilizar as balsas locais que oferecem paisagens de tirar o fôlego, além de passar por vilarejos com casinhas típicas e telhados de grama
Para os pontos extremos, como Tromso, onde se vê aurora boreal, o ideal é ir de avião.
#Idioma e comunicação
Mesmo no extremo do país, onde só se veem geleiras e mar, a população fala inglês, além de norueguês
Não se preocupe com a comunicação. Solícitos, educados e amáveis, os noruegueses sempre vão te atender com um sorriso no rosto e farão de tudo para te ajudar se estiver perdido ou precisar de alguma indicação.