O vulcão Etna, da foto acima, é só uma das maravilhas da Sicília, ilha italiana ao pé da bota, onde também está outra ilha do Mediterrâneo, a Sardenha.
Na Sicília, cuja capital é Palermo, bem como na Sardenha, você vai provar muitos ingredientes e receitas típicas, e uma delas é a pasta Fregola, conhece?
É essa massa de bolinhas grano duro, não muito comum entre os brasileiros, mas que pode ser encontrada em casas especializadas.
Fregola pode ser preparada como um risoto, como a chef Manuela Borbolan me ensinou em aula no Eataly, a convite da Enit, Agência Nacional Italiana, que promove a cultura e o turismo na Itália aos brasileiros.
Na hora da “mantecatura” – quando a pasta quente descansa na manteiga para derretê-la – Manu ensina que não se deve ficar mexendo toda hora, mistura, deixa dois minutos e pronto.
Minha versão é a vegetariana finalizada com azeite trufado. A versão original leva polvo no final.
Fregola (vegetariana) ao azeite trufado
320 g de fregola
40 g de manteiga
100 g de tomate cereja cortado
Salsinha picada
Sal a gosto
Azeite a gosto
Modo de preparo
Ferva a água em uma panela, em outra, toste a fregola com manteiga e vá adicionando água fervente. Não precisa ficar mexendo a todo momento, como é a lenda do preparo de risoto.
Mexa, desligue o fofo e deixe “mantecar” com azeite extra-virgem. Finalize com salsinha, tomate e coloque o azeite trufado a gosto, depois de servido.
Como foi a aula?
Abaixo, veja como foi a aula para o preparo da pasta especial, que teve a atriz Claudia Raia como aluna, do meu ladinho. Entende tudo de gastronomia italiana!
Na aula, estava também Helena, chef e dona do restaurante Taormina em São Paulo (Alameda Itu, 251) especializada em comida da Sicília. Ela preparou o MELHOR cannoli que se pode comer na vida.