Facebook
Facebook
Pinterest
SOCIALICON

Marcos Pontes, vindo de família humilde em Bauru, virou o único astronauta brasileiro na Nasa.  Quebrou barreiras e conseguiu realizar um sonho. Vamos combinar? É de tirar o chapéu.

Ele esteve no Brasil para divulgar os passeios no Kennedy Space Center Visitor Complex. Localizado em Cabo Canaveral, o lugar é o maior complexo de visitantes da NASA.

Marcos contou sobre o complexo, pertinho de Orlando, na Flórida, no qual você pode explorar tecnologias do espaço, simular vivência em Marte, viver como um astronauta, descobrir como se lança um foguete espacial de verdade e ser guiado por um profissional da Nasa.

Curiosa, tirei algumas dúvidas com ele. Sabiam que os astronautas reciclam e bebem a própria urina?

É amiguinhos nada fácil a vida no espaço. Abaixo coloco algumas perguntinhas – nada discretas – que fiz.

Depois, descubra como é visitar a Nasa, nos EUA, para matar  as curiosidades sobre foguetes espaciais, tecnologia envolvida e a rotina de um astronauta.

Lado B – Como faz xixi no espaço?

MARCOS PONTES – Igual aqui, mas tem um sistema próprio por causa da microgravidade, que retém tudo em um recipiente. Depois, o líquido a gente recicla e usa para tomar e deixar nossa comida úmida.

O sólido entra em um reservatório que volta para a Terra.

Como se escova dentes por lá?

Você escova normalmente, mas não tem pia para para jogar fora. Tem duas formas, ou você engole tudo, pasta e tal, ou cospe em uma toalha descartável, que depois volta no lixo pra a Terra.

Quando turistas vão conseguir fazer essa viagem?

Empresas privadas estão montando projetos para levar turistas ao espaço. Lá na Nasa pode-se ver projetos. Já fizemos testes e tudo está funcionando.

Muito breve a viagem vai acontecer, acredito que no ano que vem. Depende agora de certificação para que seja liberado para turistas.

Quanto custa ao turista essa viagem?

São US$ 250 mil (com o dólar nas cotação de hoje, dá cerca de R$ 1,4 milhão) para viajar ao espaço com companhias privadas que desenvolvem esse projeto na Nasa. Claro, também terá toda a preparação para fazer a aventura.

Como é a visita à Nasa na Flórida?

Pontes contou sobe as novidades do Kennedy Space Center. São apenas 40 minutinhos de Orlando, em um passeio para a família toda, durante dia inteiro. Aproveite para almoçar com um astronauta.

“Tem que tirar um dia todo para a visita. Além das plataformas de lançamento e experiências ao turista, há muitas empresas comerciais trabalhando lá, com projetos”

Marcos recebe brasileiros, mostra a Atlantis verdadeira, torres de lançamento reais e faz uma visita guiada. Veja a lista de novidades apresentadas por Marcos Pontes a quem quer conhecer a Nasa nos EUA.

Mars Base 1 – oferece aos participantes a chance de embarcar numa simulação de vivência em Marte por sete horas como astronautas novatos. Na atração é possível realizar operações de base juntamente com experimentos científicos reais e tarefas de engenharia.

ATX – Centro de Experiências de Treinamento de Astronautas Geração Marte, propõe uma nova experiência de treinamento para astronautas, com duração de cinco horas, utilizando tecnologias de simulação imersiva para transportar os turistas para Marte, treiná-los para viver e trabalhar em ambientes severos e utilizar as tecnologias reais da NASA.

Fly with an Astronaut – programa em que um astronauta guia os visitantes por alguns dos lugares mais excitantes do Kennedy Space Center Visitor Complex. Marcos Pontes faz sucesso entre grupos de brasileiros.

Conquistas espaciais

1º teste do SLS – o Space Launch System é o foguete mais poderoso já construído e deve começar seus testes em breve, antes de ir ao espaço em 2020.

Space X Falcon Heavy – testado em fevereiro, quando colocou no espaço um veículo elétrico Tesla, o Space X Falcon Heavy é outro gigante de grande potência. O segundo voo está programado para novembro e, sob condições especiais, os visitantes do Kennedy Space Center poderão acompanhar o lançamento.

Blue Origin – projeto de Jeff Bezos, o fundador da Amazon, para viabilizar voos espaciais comerciais, realizou testes bem-sucedidos no primeiro semestre deste ano e já possui contratos para lançamentos de satélites a partir de 2021.

BoeingStarLiner– Boeing StarLiner– cápsula que está sendo construída pela Boeing para voos comerciais, incluindo viagens tripuladas, até a Estação Espacial Internacional (ISS).

DRAGONX – capsula desenvolvida pela Space X para levar comida, água, materiais de pesquisa e astronautas na orbita baixa.

Assista também à entrevista do astronauta em vídeos curtos no stories do Instagram Lado B Viagem =)