Facebook
Facebook
Pinterest
SOCIALICON

Paraty e Petrópolis combinam muito bem com o feriado do dia 21, Tiradentes. O Estado do Rio de Janeiro, capital nacional entre 1763 e 1960, preserva as ruas de pedras e os casarões.

Neste post te mostro trazer 3 lugares para mergulhar na história.

Primeiro em Petrópolis, que foi um refúgio de verão para a corte portuguesa. Em casarão construído em 1875 que está o Hotel Solar do Império, (foto acima) de arquitetura neoclássica e jardins maravilhosos.

Aproveite chá da tarde no restaurante Imperatriz Leopoldina e o café da manhã, servido a qualquer hora.

Ruas charmosas de Paraty

Já Paraty foi fundada em 1667 e rapidamente se tornou um polo econômico. A cidade se desenvolveu no entorno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

É ali no Centro Histórico, com as famosas ruas de pedras, que está Pousada Literária, hospedagem oficial da Flip, a maior festa literária nacional.

Há ainda a possibilidade de se hospedar na Casa no Saco do Mamanguá, que fica ilhada em um braço de mar.

Cercada por uma densa mata, Paraty guarda trilhas abertas nos séculos 18 e 19 e que levam para inúmeras cachoeiras.

Já a Fazenda Bananal, construída no século 17, pode completar a experiência em Paraty. Ela reconta a história dos diversos ciclos de produção no Brasil: desde a cana, o açúcar e a farinha de mandioca aos dias de hoje.

Com um olhar voltado para sustentabilidade, a Fazenda apoia a agropecuária sustentável para visitantes e agricultores familiares locais.

Na atividade educacional, crianças e adultos aprendem sobre a importância da produção sustentável para saúde e proteção da natureza. Veja aqui todos as pousadas e hotéis em Paraty.