Facebook
Facebook
Pinterest
SOCIALICON

Turismo com sustentabilidade subiu um degrau no Brasil com a premiação de hotéis feita pela Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), nesta terça (27).

O Prêmio Sustentabilidade – Sustainable Vision Award – foi entregue a hotéis associados que mantém programas de preservação do paraíso onde estão.

São programas que ajudam as comunidades locais com educação, treinamentos, empregam com carteira assinada, investem em construções de menor impacto ambiental, reciclam, limpam e preservam.

Foi a primeira premiação do tipo que participei no Brasil e fiquei realmente emocionada em ver tanta gente com idéias fantásticas para “fazer a sua parte”.

A premiação ajuda a divulgar, para quem todos os turistas saibam e priorizem lugares como esses.

“É crucial que o setor hoteleiro leve em consideração as questões socioambientais para a perenidade de suas ações”, diz Márcia Hirota – Diretora executiva da SOS Mata Atlântica, que foi uma das juradas.

“Este prêmio existe porque nossos hóspedes, assim como nós, sabem que sustentabilidade não é um desejo lúdico. Ao contrário, é uma realidade que precisa ser discutida e colocada em pauta na prática cotidiana”, completou o presidente da associação, Martin Frankenberg.

A BLTA criou um fundo de sustentabilidade e hoje repassa R$ 26 mil ao Refúgio Marinho de Alcatrazes, valor que será usado para a gestão das atividades de conservação e gestão do turismo responsável.

Quem levou o prêmio?

Projeto de educação ambiental na Fazenda Bananal, em Paraty, um dos finalistas

Na minha opinião todos os dez associados inscritos, com idéias fantásticas. Eles  tiveram seus projetos avaliados por um corpo de jurados.

O grande  vencedor – o hotel da foto que abre esta notícia – foi o luxuoso Cristalino Lodge, no sul da Amazônia (Alta Floresta/MT), pelo projeto de turismo sustentável e conservação de florestas e seus biomas e comunidades.

A Pousada Literária, em Paraty (RJ), ficou entre os finalistas com o projeto de educação infantil na histórica Fazenda Bananal, sede de ações de conservação ambiental, cultural e ecológica que envolvem toda a comunidade.

O paradisíaco Uxua, em Trancoso (BA), também ficou entre os escolhidos, com o projeto MAMA Trancoso.

A iniciativa educacional cria ativistas ambientais nas novas gerações, influenciadores digitais do bem que eduquem  seus colegas e toda a comunidade sobre boas práticas sustentáveis.

Uxua, pé na areia em Trancoso, foi um dos finalistas do prêmio de Sustentabilidade da BLTA