Quanto custa alugar equipamento de esqui? Veja também 5 dicas para esquiar

aluguel de equipamento esqui

Não subestime o esporte. Nem vestir o equipamento é fácil. Esquiar não está na nossa cultura, mas muita gente, como eu, quer dedicar umas férias a aprender a prática na neve.

Vários lugares dão aula de esqui, e escolhi uma das melhores escolas da Europa para começar, a ESF Courchevel 1850. Fiz apenas uma aula de duas horas, pois tinha reservado 3 dias para conhecer a estação.

É suficiente? Para ganhar equilíbrio, sim. Já para arriscar-se sozinho na pista, não. Você precisa de uns três dias consecutivos de aula e mais uns dois de prática para virar um iniciante.

Lá, há professores que falam português, o que faz toda diferença, especialmente se seu filho for fazer aula. Crianças de 3 anos já podem começar na escolinha. E com certeza eles vão aprender mais rápido que você.

Tudo é exótico. Precisei de ajuda para colocar a bota – e depois para tirar. Não sabia que não se alugam os óculos – uma vez que é considerado um equipamento muito pessoal. Então, fui com o meu, comum, velho de guerra.

Em qualquer parte do mundo, esquiar não é um esporte barato. O valor das aulas é de a partir de 115€ por uma hora e meia de aula. Mas esse valor de 2017 pode ser reajustado para 2018.

Descubra o 5 estrelas mais alto dos alpes em Courchevel!

Um desafio. E todos podem! Esquiar pela primeira vez dá medo, mas é delicioso. Tem que ter professor. Fiz aula com a instrutora francesa Clair, que fala português e tem uma paciência sem fim ???? superindico! Esquiei em Courchevel, nos alpes franceses, ou seja, comecei tarde, mas muito bem ???? Aqui, hotéis e restaurantes tb atendem na nossa língua ???? . #courchevel #frança #letscourchevel #travelblog #blog @courchevel_officiel @pressecourchevel @jZorzaro #friends #skitime???? #blogger #skiclasses #france #landscape #alpes #travelblog #travelgirl #courchevel #letscourchevel #alpes @courchevel_officiel @pressecourchevel #travelgirl #skiclasses #travelblog #wanderlust #landscape #coffee #coffeetime #letsgetit #view???? #letscourcheveltogether #cvlmoment

Uma publicação compartilhada por LadoB Viagem – Portal R7 (@ladobviagem) em

Vamos às 5 dicas:


1) Aulas são essenciais

Se quer praticar o esporte pague aulas iniciais. Não se esquia sozinho. Preste atenção na primeira lição que o professor vei te passar e concentre isso como um mantra, a postura.

Mantenha sempre os joelhos flexionados, coluna reta e sem se inclinar para trás, senão vai perder o equilíbrio.
2) Equipamentos e roupa

Roupas impermeáveis e botas de esqui no tamanho correto são indispensáveis. Nada de emprestar as botas do colega e “adaptar” o tamanho a você.

As roupas não se pode alugar. Se não quiser comprar, escolha suas, mas que sejam maleáveis para o esporte e segurem o vento/frio.

Nas lojas, os profissionais conseguem achar o seu tamanho de bota, para comprar ou alugar. Veja aqui o valor médio do aluguel de botas e esquis.

Filtro solar, luvas – se possível, também impermeáveis – e óculos completam o kit básico. Lembro que os óculos de esqui não são alugáveis.

Então, ou você compra ou vai com o seu mesmo, que não é próprio mas quebra um galho. O importante é proteger a vista da neve.

3) Atenção ao frear

A primeira manobra no esqui é aprender a frear. Atenção, pois pode te salvar de tombos! Para fazer a “cunha”, termo usado para o freio do iniciante, coloque as pontas dos pés com os esquis virados para dentro, sem cruzar. Abra bem as pernas e fechar os esquis.

Ela é básica. Ao aprender essa manobra, você ganha mais segurança para continar deslizando.

4) Olhar para o horizonte

A tendência é ficarmos olhando para nossos pés. Mas não. Para ganhar segurança, mantenha a postura do item um e fixe o olhar no horizonte. A regra vale também para praticar o freio com os esquis, no item 3.

5) Paciência, persistência e humildade

Esquiar requer tempo. Você não vai colocar o equipamento e sair deslizando. Indico no mínimo dois a três dias, de duas horas de aula cada, para começar a brincar. Continue esquiando, depois das aulas, um pouquinho por dia, e logo vai começar a ter prazer em colocar o equipamento.

Aceite os tombos, todos caem, uns com classe, outros mais desgovernados, como eu. E é difícil levantar sozinho.

Veja dicas descoladas em nosso Facebook

Fotos inspiradoras no insta @ladobviagem

Siga o twitter do Lado B!

Vi todo tipo de gente aprender a esquiar. E vi bebês de 3 anos dar baile em adultos ???????? Em uma aula de duas horas ganhei equilíbrio, aprendi a fazer curvas e como deslizar mais devagar ou rápido. A primeira aula é pra saber como se controla o equipamento. Depois, com treino e paciência, vc vai! O ideal é uma semana de aula ou treino pra esquiar mesmo – claro, pista de iniciantes e ???????? Não é fácil. Mas desafiador e muito gostoso! E a ESF, aí marcada, é a escola de ski aqui, uma das melhores do mundo. Há instrutores em 12 línguas, inclusive, em português ???????? @esfcourchevel1850 . #courchevel #ski #skiclasses #france #alpes #cvl #❄️ @courchevel_officiel @pressecourchevel #travelgirl #skiclasses #travelblog #wanderlust #landscape #coffee #coffeetime #letsgetit #view???? #france #letscourcheveltogether #cvlmoment #cvlmoments ☃⛷

Uma publicação compartilhada por LadoB Viagem – Portal R7 (@ladobviagem) em

Author Description

Andrea Miramontes - direitos reservados na autoria

Jornalista, viajante, vegetariana, curiosa e protetora de animais :) (veja o perfil completo no "quem somos")