Nesta quinta, 9 de novembro, comemora-se a queda do muro de Berlim. Já se passaram 28 anos.
Entre 1961 e 1989, a capital alemã foi cortada ao meio para separar o bloco Ocidental do Oriental. O muro foi o símbolo da guerra fria.
Marretas e martelos derrubaram a construção naquele dia, evento televisionado ao mundo todo, e o muro veio abaixo. Ao longo do que sobrou, artistas imprimiram grafites incríveis, como na foto acima, do Pinterest.
Para conhecer o muro, nada melhor do que um passeio de bike por Berlim.
A bordo de duas rodas, você vai passar pelo East Side Gallery, galeria de arte ao ar livre com 1.113 metros, no lado leste do antigo muro ainda preservado.
A cidade tem muitas ciclovias e parques para você conhecer tudo sobre duas rodas. Todos os transportes públicos de Berlim, ônibus, trem e tram, aceitam que você leve sua bicicleta junto.
Esse site Bike surf Berlin pode ajudar com roteiros e até com um esquema de empréstimos de bikes. Não testei, só achei legal a ideia. A ver.
Quando estive lá, não vi bicicletas públicas. Mas muitos lugares locam, e hoje uma locação de um dia custa de 10 a 15 euros.
Mais roteiros fantásticos:
* Curta o melhor Copenhagen de bike, barco e trem
* Geiranger tem cachoeiras gigantes e paredões de 1.700 m
* Miami cool! Descubra roteiro mais descolado
Coloque o fone e finalize esse post com Pink Floyd, os britânicos que marcaram a história da música com verdadeiros hinos, como Another Brick in the Wall.
A música e o álbum The Wall foram inspirados no muro de Berlim.