A viagem para a melhor ilha do Caribe tem experiências de imersão na natureza que vão muito além curtir o mar azul turquesa.
São experiências únicas. Aruba, o destino mais lindo do Caribe de acordo com o TripAdvisor Travelers’ Choice 2025, também ganhou o prêmio com a terceira praia mais linda do Planeta.
A premiação foi dada pelo Travellers’ Choice Awards Beaches 2025, que elegeu Eagle Beach, um dos cartões-postais de Aruba, entre as 3 melhores do mundo.
Obviamente, as praias são as atrações mais desejadas, afinal, mar transparente com águas quentinhas e turquesa, não é para qualquer lugar.
E para manter essa natureza quase intocada, em um destino tão concorrido internacionalmente, há muito trabalho intenso de preservação, a fim de proteger espécies, muitas vezes, só encontradas em Aruba, como cactos raros, aves ímpares e o lagarto azul, o Blue Lizard.

Cododo ou blue lizard só é encontrada em Aruba – Divulgação
A idéia é que o visitante também faça parte, e por isso, a ilha estende aos hóspedes algumas experiências para que se envolvam nessa história de proteção ambiental.
Abaixo, listo 5 experiências extraordinárias de sustentabilidade em Aruba.
Pontes naturais na região de cavernas de Aruba – foto Divulgação
1 – Visitar a fazenda de corais
Aruba é um dos poucos destinos do Caribe que tem uma fazenda de corais. Criado pela ONG ScubbleBubbles, o projeto revitaliza recifes no oceano. Essenciais para a biodiversidade, os corais são assunto sério no país.
A ONG criou viveiros de corais, estruturas onde são cultivados a partir de pequenos fragmentos, até que fiquem grandes e fortes para serem colocados no recife.
Foram instaladas estruturas de recife artificial em quatro locais diferentes no Parque Marinho de Aruba, onde o recife natural já estava morto. Assim, os corais do berçário podem crescer e construir um novo recife.

Fazenda de corais vai revitalizar o oceano em Aruba
Visitantes podem ajudar o projeto de duas formas. A primeira delas é a limpeza das praias, organizada frequentemente pelo grupo. A segunda oportunidade é para as pessoas certificadas em mergulho, que podem fazer o curso de especialidade PADI Reef Rescue.
O curso, que ensina mais sobre os corais, também reúne esforços de restauração, e mergulhadores ajudam no berçário. O dinheiro arrecadado com as aulas é usado para educação a estudantes locais.
2- Cavernas milenares e piscinas naturais
Ninguém imagina que 20% de toda área de Aruba é formada por um parque natural com deserto, o Aruba Conservation Foundation.
Antigo Arikok, hoje o Aruba Conservation Foundation tem cactos raros, 78 km de trilhas, além de cavernas milenares e piscinas naturais.
As cavernas incríveis têm ainda pinturas rupestres conservadas. São elas, Guadirikiri Cave e Fontein Cave.

Cavernas milenares de Aruba – foto Divulgação

Pintura rupestre em caverna de Aruba – foto Divulgação
É possível passear pelos salões das cavernas, que um dia foram subaquáticas, ver as algas dormentes, que, na época de chuva, ganham cores verdes e marrons intensas.
Respeite os donos da casa. Morcegos inofensivos vivem lá desde sempre e podem sobrevoar sua cabeça. Para protegê-los, os salões mais povoados não podem ser visitados.
O parque se estende ao litoral. Em um 4X4 é possível chegar ao topo do parque de onde sai a trilha para as piscinas naturais, vistas de cima de um penhasco.
Uma trilha leva até o mar, para entrar nas piscinas naturais formadas pelas rochas milenares.

Piscinas naturais no parque Aruba Conservation Foundation – foto Divulgação

Piscinas naturais no parque Aruba Conservation Foundation – foto Divulgação
A dica é levar sapatos aquáticos, que podem pisar em pedras sem escorregar, para entrar nas piscinas com segurança.
3 – Lagarto azul de Aruba
Esse lagarto azul, lindíssimo, você só vê em Aruba. Cientificamente conhecido como Cnemidophorus arubensis, o blue lizard é chamado por lá por Cododo ou Cododo Blauw.

Blue lizard, espécie que só tem em Aruba – Divulgação
E está em todos os lugares, não é difícil de topar com um deles na ilha. Eu os vi ao lado do hotel que fiquei, em Palm Beaches.
Se você topar com um de cor azul vibrante significa que está diante de um macho adulto. Jamais persiga, alimente ou encoste nele.
Este lagarto é endêmico de Aruba, o que significa que não é encontrado em nenhum outro lugar do mundo.
4 – Mangue, caiaque e snorkel
Venta muito em Aruba, então, é preciso achar o lugar certo para a prática de esportes como caiaque e stand up paddle. Também aconselho ir com guia, sempre acompanhado, para não se perder.
Os passeios são feitos em Mangel Halto, praia rica em vida marinha e rodeada de manguezais, por onde chega-se à área para canoagem e SUP em mar aberto.

Mangel Halto, Aruba – Divulgação

Mangel Halto, Aruba – Divulgação
A praia também é famosa para snorkel e mergulho, de onde se pode ver muitas espécies marinhas coloridas de Aruba. O recife chega a profundidades de 33 m onde vivem polvos, moreias e barracudas.
Os passeios valem cada remada. Conforme você avança no mar, as cores mudam, de um azul petróleo profundo, passando pelo turquesa e verde transparente.
As cores se transformam de acordo com a profundidade e presença de corais.

Mangues são porta de entrada para mergulhos e caiaque em Mangel Halto – Divulgação
5 – Cuidar de burrinhos
Burrinhos abandonados da ilha foram parar no santuário Donkey Sanctuary, onde vivem protegidos e contam com ajuda de turista para os cuidados.
Os animais foram parte da cultura da ilha, há 500 anos. Antes usados para transporte e carga, foram dispensados e abandonados.

Santuário de Burros em Aruba, Donkey Sanctuary, onde há trabalho voluntário de turistas (foto Andrea Miramontes / @ladobivagem)

Santuário de burros em Aruba
Aposentados, os burrinhos são mansos e amorosos. Lá, topei com turistas com a mão na massa para ajudar os animais.
Como chegar a Aruba? Que documentos eu preciso? Miniguia te ajuda