Quando o governo e a iniciativa pública tomam atitudes juntas a favor do ambiente, o resultado não pode ser melhor.
O Principado de Mônaco está investindo cada vez mais verde, com a aposta do príncipe Rainier III em atitudes práticas a favor do ambiente. E lá foi criada o slogan maravilhoso Green is the new Glam.
Monaco está localizado lá ao lado da costa francesa:
Veja 5 iniciativas verdes que são apostas do país:
1 – Transporte público
O governo quer promover o transporte público no principado, como tarifas de ônibus acessíveis para diminuir o uso do transporte individual, ônibus noturnos nos fins de semana e um barco elétrico que atravessa o Port Hercule.
Trenzinho e ônibus turístico que passam pelos principais pontos do destino para ajudar os turistas a conhecer o país.
2 – Energia elétrica renovável
Um plano que mobiliza negócios locais, pessoas e governo e que planeja atingir alguns objetivos até 2020.
Reduzir o consumo de energia do principado e estimular infraestrutura que permita que pelo menos 20% da energia seja derivada de fontes renováveis produzidas dentro do país
3 – Qualidade do ar e da água
Há 20 anos, o principado instaurou uma rede de controle de qualidade do ar com seis estações de monitoramento. Com a medição contínua, é possível emitir avisos de poluição e verificar a qualidade do ar a longo prazo.
Os resultados são comunicados ao público geral por meio de telas localizadas na entrada do país. O principado também monitora a qualidade do ambiente marinho. A baía de Mônaco inclui duas áreas protegidas, a Larvotto Reserve, criada em 1976, com uma área de 30 hectares, e a submarina Spelugues, com cerca de 1.9 hectares, criada em 1986 e casa de diversas espécies marinhas.
4 – Gastronomia orgânica em alta (oba!)
A aposta agora é na alimentação orgânica e tem muita coisa vegana também. É lá que está o Elsa, o primeiro restaurante 100% orgânico do mundo a ganhar uma estrela Michelin.
Fica dentro do hotel Monte-Carlo Beach, dono de uma pesquisa extensa sobre os melhores ingredientes orgânicos. Oferece gastronomia saudável, colorida e que respeita os ciclos da natureza.
Também do Principado, a Terre de Monaco é uma start-up, criada por Jessica Sbaraglia, que desenvolve hortas orgânicas nos tetos, sacadas e terraços.
5 – Ações verdes até no Brasil
O Escritório de Turismo de Mônaco está patrocinado coletores de lixo eletrônico na cidade de São Paulo, que serão instalados gradualmente nos próximos meses em parques públicos da cidade.
Cabos, baterias, celulares velhos, tudo isso podeser descartados nesses postos, que serão posicionados em parques e locais públicos.
Um vídeo muito fofo mostra a campanha verde do principado (esse menininho que narra o vídeo me matou de amor). As informações são do escritório de turismo do destino no Brasil.