Paraty e Petrópolis combinam muito bem com o feriado do dia 21, Tiradentes. O Estado do Rio de Janeiro, capital nacional entre 1763 e 1960, preserva as ruas de pedras e os casarões.
Neste post te mostro trazer 3 lugares para mergulhar na história.
Primeiro em Petrópolis, que foi um refúgio de verão para a corte portuguesa. Em casarão construído em 1875 que está o Hotel Solar do Império, (foto acima) de arquitetura neoclássica e jardins maravilhosos.
Aproveite chá da tarde no restaurante Imperatriz Leopoldina e o café da manhã, servido a qualquer hora.
Ruas charmosas de Paraty
Já Paraty foi fundada em 1667 e rapidamente se tornou um polo econômico. A cidade se desenvolveu no entorno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.
É ali no Centro Histórico, com as famosas ruas de pedras, que está Pousada Literária, hospedagem oficial da Flip, a maior festa literária nacional.
Há ainda a possibilidade de se hospedar na Casa no Saco do Mamanguá, que fica ilhada em um braço de mar.
Cercada por uma densa mata, Paraty guarda trilhas abertas nos séculos 18 e 19 e que levam para inúmeras cachoeiras.
Já a Fazenda Bananal, construída no século 17, pode completar a experiência em Paraty. Ela reconta a história dos diversos ciclos de produção no Brasil: desde a cana, o açúcar e a farinha de mandioca aos dias de hoje.
Com um olhar voltado para sustentabilidade, a Fazenda apoia a agropecuária sustentável para visitantes e agricultores familiares locais.
Na atividade educacional, crianças e adultos aprendem sobre a importância da produção sustentável para saúde e proteção da natureza. Veja aqui todos as pousadas e hotéis em Paraty.