O bairro de Camden Town, em Londres, é sinônimo de cultura alternativa. Não foi à toa Amy Winehouse escolheu o lugar para viver. Desde 2014, a cantora ganhou uma estátua em bronze e tamanho real dentro do Camden Market.
Para veganos e vegetarianos, o lugar tem as comidinhas de rua e fast food mais deliciosos que se pode imaginar. Camden fez parte do meu roteiro vegetariano e vegano em Londres.
Você encontra desde tacos, hambúrgueres, sorvetes, muitas delícias preparadas sem absolutamente nada de leite, ovos e qualquer produto animal.
Tarde em Camden
Passear no bairro e no mercado é imperdível a quem vai a Londres. Você chega pela rua principal, Camden High. Aí, já começa a diversão. Punks, modernos, roqueiros, jovens e idosos, todos juntos e misturados.
Lojas criativas, fachadas coloridas e com esculturas gigantes, tatuadores e muitos mercados de camisetas. As mais legais do mundo. Duvido resistir e não comprar nada.
Siga pela rua até o Camden Market. O mercado é gigante e uma verdadeira loucura.
Viva o lugar, na verdade, perca-se nele. Entre em lojas de acessórios punks, peças vintage, antiquários, raridades, prove comidinhas, renda-se aos bares descolados.
Reserve uma tarde para explorar o mercado todo, sem pressa.
Go, Vegan! Delicie-se
Já que veio viver a cultura alternativa, por que não se surpreender também a um delicioso fast food vegano? Dentro do mercado está a área chamada Kerb Market.
Apesar das lanchonetes espalhadas por todo canto, é especialmente na área do Kerb que se concentra o mundo vegano fast food de Londres. Há vários desses mercados pela cidade.
No Kerb, visite o vegano Seasam Me. A doceria vende iguarias com Halva, guloseima do Oriente Médio que parece um torrão, feita em vários sabores.
Desde cereja e outras frutas até todos os tipos de chocolate, pistache, caramelo, caramelo salgado, enfim, um monte. E melhor, muitos sem açúcar e sem glúten.
No mercado, você ainda encontra barracas de tacos veganos, de sorvete, hambúrguer, um paraíso sem nada de produto animal.
Saindo da área específica do kerb, mas sempre dentro do Camden Market, está a lanchonete que amei conhecer, Vegan Burger Bar, com lanches criativos e deliciosos.
Provei um hambúrguer de beterraba com quinoa, salada, acompanhado de cheddar e bacon veganos. Sensacional, indico geral, mesmo para quem não dispensa churrasco.
Jovan, que me atendeu na lanchonete, vestia a melhor camiseta de Camden. Uma pena que não estava à venda.
Em todo caminho podem ser encontradas lanchonetes de fast food e cafés com opções sem nada de produto animal, como brownies, cupcackes e até uma casa de cereal.
A rede Cereal Killer Café é especializada em bolws de todos os tipos de cereais matinais que você imagina. São servidos com leite, sorvete, enfeitados com gordices como bolachas recheadas, cremes, caldas, glitter, confeitos e chocolates. Socorro.
Na versão vegana, pedi o meu com leite de amêndoa e sorvete especial, além de bolacha recheada. Ficou divino.
Comer neste café é um programão nostálgico. Entre. Camas são espalhadas para os clientes, em um ambiente inteiro decorado à lá anos 80. As referências de cinema e cultura pop vão parar também no que é servido.
A trilha também é anos 80, o que me deu vontade de dançar com meu cereal. Tem o stories salvo no Instagram sobre essa viagem de comilança, com a trilha do café.
Cutucou a vontade de carimbar o passaporte direto pra Camden? Então, me faz um favor, manda esse link pra todos os seus amigos e convida todo mundo a ir com você. 🙂
COMO CHEGAR: Há várias entradas para o Camden Market , mas indico descer na estação de metrô de mesmo nome.
O blog Lado B Viagem viajou a convite do Visit Britain