Compartilhar:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
Pinterest

Stilts at the edge of the sea at Castro city in Chiloe island, Chile, Southamerica

Entre o que aprendi nas Ilhas Chiloé está o filosofia dos chilotes, nome dado à população local: “Quien se apura pierde tiempo” (o apressado perde tempo).

Não é difícil acalmar a alma no Chiloé. O arquipélago chileno com 30 ilhas fica no sul do país, na Região dos Lagos, lindíssima, com vulcões, fiorde e animais marinhos.

Eles são facilmente vistos nas travessias de balsas, como lobos-marinhos e pinguins. Dá um play:


Chega-se às ilhas Chiloé por Puerto Montt e Puerto Varas, de onde se tem uma vista fantástica para o vulcão Osorno.

Indico uma noite pelo menos na cidade, para curtir loagos, voulcões e bares. Talvez até você aproveite um banho de piscina e ofurô com vista para o vulcão.

Lendas e seres mágicos

Chilotes  não se cansam de contar sobre as lendas, seres mágicos da região.

O mais famoso dos mitos é o Trauco, abaixo, homenzinho mal-intencionado que seduz jovens indefesas.

trauco

Trauco vive nas florestas chilotes à espreita das moçoilas. Uma vez rendida e apaixonada, está explicado o porquê certas jovens aparecem grávidas, do nada.

Ele e outras lendas curtem se esconder no Parque Nacional do Chiloé. No meio da Isla Grande de Chiloé, rios e lagos contornam os bosques de mata nativa. Há uma trilha de uma hora e meia toda estruturada pela mata para a visita.

Indicada para qualquer idade. Árvores centenárias contornam a trilha:

Arquitetura de palafitas

Em Castro, maior cidade e capital do Chiloé, estão as palafitas coloridas que viraram cartão-postal. Casinhas pitorescas construídas sobre as águas resistiram ao tempo e a terremotos.

Antigamente, elas existiam em todo Chiloé, mas muitas foram levadas derrubadas por terremotos.

As de Castro permaneceram, pela posição geográfica da cidade. As construções coloridas sobre as águas atraem fotógrafos do mundo todo e abrigam hotéis, cafés e lojinhas descoladas.

A arquitetura das construções chilotes é um show à parte. Casinhas de madeira com tejuelas, que parecem escamas, dão o tom de décadas passadas nas ruas das ilhotas.

 


Igrejas históricas de Castro

Das mais de 200 igrejas que foram construídas nas ilhas, 16 são declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco. São algumas das construções em madeira mais antigas do mundo.

Feitas no séculos passados, têm uma arquitetura única que se tornou parte da cultura. Algumas foram reconstruídas.

Nas ilhas é possível fazer a “Ruta de las Iglesias de Chiloé”, uma viagem na história do povoado. Duas entre  as protegidas pela Unesco, estão em Castro e Achao, de 1764.

igreja chiloé andrea miramontes

Close-up of the yellow and purple church in Castro on the island Chiloé

Comida: frutas que só se acha por lá

Mais um excelente e delicioso motivo para reunir-se e deixar a pressa de lado, bem ao estilo chilote.

Na culinária, não deixe de provar curanto, prato com marisco, carnes e batatas colorias preparados em um buraco no chão com pedras quentes.

Mesmo que você seja vegetariano, como eu, e prove saladas com as batatas.

O preparo do curanto demora mais de uma hora e é feito em uma sala externa construída especialmente para essa refeição em família.

De sobremesa, experimente a torta de murta, frutinha típica dessa região. Experimentei esta tortinha no café da manhã delicioso do Centro de Ócio, um dos hotéis mais fofos do Chiloé:

Onde ficar: três hotéis fantásticos

Para se hospedar, locais especiais ficam no meio da mata, ou de frente para o fiorde de Castro, como o Centro de Ócio, que segue a arquitetura local com uma releitura moderna.

Reinaugurado e totalmente integrado na arquitetura e costumes do local, o Tierra Chiloé dobrou a capacidade de hospedagem da propriedade, com mais 1.300 metros quadrados de construção ao hotel.

O hotel abusa da madeira e dos tons neutros e foi inspirado nas tradicionais palafitas que marcam a ilha, com vista para o pantanal de Pullao e para o fiorde de Castro.

Em Puerto Varas, cidade que faz parte da Região dos Lagos no sul Chile e é caminho para o Chiloé, fique no Cabanãs del Lago.  A vista incomparável para o lago Llanquihue e o vulcão Osorno são inesquecíveis.

 

Você também pode programar a viagem com a página do turismo do Chile, que tem mais fotos e detalhes das lindas ilhas Chiloé.

Cabanas luxuosas na mata chilena propõem ócio nas ilhas Chiloé

Cabanas na Região dos Lagos têm ofurô de cara para vulcão Osorno


Mas antes, siga a gente nas redes! 😀

Olha nosso Facebook!

Twitter: Sigam-me os bons!

Inspirações estão Insta do Lado B

RIR: bondinho português faz tour virtual na cidade do rock no Rio