Free tour por Roma
Compartilhar:

Parte da Rota das Falésias no Brasil, a autêntica Fortim, no Ceará abriga um dos hotéis boutique com os bangalôs mais lindos do Estado, no hotel Jaguaríndia Village.

Com 30 acomodações, entre bangalôs e vilas à beira-mar, distribuídos em por área de 50 mil metros quadrados, o hotel está repleto de experiências personalizadas, como o café da manhã flutuante, servido no bangalô.

Café flutuante no bangalô do Jaguaríndia Village – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

Café flutuante no bangalô do Jaguaríndia Village – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

Para o seu café na piscina privativa do bangalô, você escolhe no dia anterior que a bandeja estará pronta, flutuando, no horário escolhido.

Itens frescos, preparados na hora, pães artesanais, sucos naturais fazem parte do cardápio. Para mim, também leite vegetal, uma vez que primo pela gastronomia vegana. Simplesmente incrível.

Da cama king size com a porta aberta para a ampla varanda com piscina, é possível observar os kites voando sobre o mar.

Quem quiser também pode observar os kites da piscina de borda infinita gigante do hotel, com  vista para o mar.

Outra opção de Café da manhã, agora do restaurante JAG – Andrea Miramontes @ladobviagem

A região tem ventos ideais e é famosa pela prática de kitesurf, esporte que também pode ser aprendido no complexo do hotel.

Ao lado do Jaguaríndia está o hotel irmão, Jaguaribe Lodge&Kite, com escola que é referência no esporte, com certificação pela ABK (Associação Brasileira de Kitesurf).

É uma das únicas escolas do Brasil que ensina iniciantes. Muitos estrangeiros se hospedam por lá para praticar. Trata-se de mais uma experiência única para viver nesse canto de paraíso.

E foi justamente para este paraíso que Alejandro Ureta, diretor dos hotéis, mudou-se de vez da Argentina para o Brasil. Alejandro era analista de sistemas em Córdoba, mas veio ao país para outros trabalhos. Fatalmente, apaixonou-se pelo Ceará.

Jaguaríndia Village – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

Escola de kite surf do grupo de hotéis – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

Passeio de buggy

Outra experiência sensacional que parte do hotel e pode ser organizada lá mesmo é o passeio de  buggy pela costa de Fortim.

Escolha fazer ao pôr do sol. Você pode pegar o passeio de duas horas ou o completo, que vai além da praia de Fortim.

Fiz o menor e não me arrependi. Durante o caminho, passamos por vários pontos instagramáveis, por falésias e até uma caverna.

O passeio custa R$ 280 e vale cada centavo.

Passeio de buggy pela costa de Fortim – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

Mais experiências: SPA e gastronomia

Os tratamentos no Ywi Spa usam ervas e produtos locais nas massagens e são imperdíveis.

Participei de uma sessão para casal com óleos essenciais de laranja e alecrim. No próprio spa, tem outra piscina do hotel e um centro para prática de ioga.

Spa do Jaguaríndia tem tratamentos com ingredientes locais – Andrea Miramontes @ladobviagem

Centro de ioga – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

Na gastronomia, indico quatro restaurantes, para que seus dias por lá sejam uma explosão de sabores locais,

O dia começa com café da manhã à la carte de frente para a piscina e para o mar, no JAG Restaurante. A gastronomia do hotel usa ingredientes locais, de produtores de Fortim.

O JAG também serve jantar, no qual, entre as delícias, provei este tempurá de legumes vegano com tarê de cajuína.

Para o almoço à beira-mar, aposte no restaurante de praia ao lado da escola de kite, Jaguaribe Beach. Aproveite as caipirinhas locais, como a de cajú, além dos petiscos.

Não tinha muita opção para vegetarianos e veganos, mas o dadinho de tapioca com molho de maçã e pimenta estava sensacional.

Jaguaribe Beach – foro Andrea Miramontes @ladobviagem

No hotel ao lado, Jaguaribe Lodge&Kite, está o novo restaurante italiano Tucana Blu , outra opção para jantar. Lindíssimo, o hotel é conectado por pontes suspensas, e o restaurante fica de frente para a piscina.

Provei um parppadelle ao funghi, além de uma sobremesa inesquecível, o pavê de limoncello, o delicioso licor italiano de limão.

O quarto restaurante fica no hotel Vila Selvagem, e para este é preciso pegar carro. Aproveite para conhecer a vila de Pontal do Maceió com centrinho simpático, bares, lojas locais e restaurantes regionais. O hotel Vila Selvagem fica lá perto.

Dentro do hotel, o Restaurante Vila Selvagem preparou um menu especialmente vegano para mim, que estava perfeito. Provei o risoto de legumes e os tacos de legumes com maionese de pimenta. Para sobremesa um mousse de chocolate levíssimo.

Como chegar lá e rota das falésias

Fortim é uma cidade de apenas 15 mil habitantes, no litoral Leste do Ceará, distante a 120 km de Fortaleza. O melhor é alugar um carro a partir do aeroporto.

O destino faz parte da Rota das Falésias, roteiro integrado movimenta turismo costeiro (45 praias) do Ceará e do Rio Grande do Norte, integrando a Costa do Sol Nascente (CE) e a Costa Branca (RN).

Ver a vida passar devagar na costa do Ceará; simplemente amei o Jaguaríndia Village – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

Do lado cearense, são oito cidades (Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí) ao largo de 215 km de coqueirais, dunas de areias brancas, falésias coloridas, e praias de águas mornas de cor esverdeada.

Canoa Quebrada (Aracati) é o principal destino de todo o roteiro, e Fortim, que se destaca por suas belezas naturais: um litoral emoldurado por falésias, dunas e um mar de cor de esmeralda com águas mornas.

Veja a experiência da viagem no insta @ladobviagem