Não subestime o esporte. Nem vestir o equipamento é fácil. Esquiar não está na nossa cultura, mas muita gente, como eu, quer dedicar umas férias a aprender a prática na neve.
Vários lugares dão aula de esqui, e escolhi uma das melhores escolas da Europa para começar, a ESF Courchevel 1850. Fiz apenas uma aula de duas horas, pois tinha reservado 3 dias para conhecer a estação.
É suficiente? Para ganhar equilíbrio, sim. Já para arriscar-se sozinho na pista, não. Você precisa de uns três dias consecutivos de aula e mais uns dois de prática para virar um iniciante.
Lá, há professores que falam português, o que faz toda diferença, especialmente se seu filho for fazer aula. Crianças de 3 anos já podem começar na escolinha. E com certeza eles vão aprender mais rápido que você.
Tudo é exótico. Precisei de ajuda para colocar a bota – e depois para tirar. Não sabia que não se alugam os óculos – uma vez que é considerado um equipamento muito pessoal. Então, fui com o meu, comum, velho de guerra.
Em qualquer parte do mundo, esquiar não é um esporte barato. O valor das aulas é de a partir de 115€ por uma hora e meia de aula. Mas esse valor de 2017 pode ser reajustado para 2018.
Descubra o 5 estrelas mais alto dos alpes em Courchevel!
Vamos às 5 dicas:
1) Aulas são essenciais
Se quer praticar o esporte pague aulas iniciais. Não se esquia sozinho. Preste atenção na primeira lição que o professor vei te passar e concentre isso como um mantra, a postura.
Mantenha sempre os joelhos flexionados, coluna reta e sem se inclinar para trás, senão vai perder o equilíbrio.
2) Equipamentos e roupa
Roupas impermeáveis e botas de esqui no tamanho correto são indispensáveis. Nada de emprestar as botas do colega e “adaptar” o tamanho a você.
As roupas não se pode alugar. Se não quiser comprar, escolha suas, mas que sejam maleáveis para o esporte e segurem o vento/frio.
Nas lojas, os profissionais conseguem achar o seu tamanho de bota, para comprar ou alugar. Veja aqui o valor médio do aluguel de botas e esquis.
Filtro solar, luvas – se possível, também impermeáveis – e óculos completam o kit básico. Lembro que os óculos de esqui não são alugáveis.
Então, ou você compra ou vai com o seu mesmo, que não é próprio mas quebra um galho. O importante é proteger a vista da neve.
3) Atenção ao frear
A primeira manobra no esqui é aprender a frear. Atenção, pois pode te salvar de tombos! Para fazer a “cunha”, termo usado para o freio do iniciante, coloque as pontas dos pés com os esquis virados para dentro, sem cruzar. Abra bem as pernas e fechar os esquis.
Ela é básica. Ao aprender essa manobra, você ganha mais segurança para continar deslizando.
4) Olhar para o horizonte
A tendência é ficarmos olhando para nossos pés. Mas não. Para ganhar segurança, mantenha a postura do item um e fixe o olhar no horizonte. A regra vale também para praticar o freio com os esquis, no item 3.
5) Paciência, persistência e humildade
Esquiar requer tempo. Você não vai colocar o equipamento e sair deslizando. Indico no mínimo dois a três dias, de duas horas de aula cada, para começar a brincar. Continue esquiando, depois das aulas, um pouquinho por dia, e logo vai começar a ter prazer em colocar o equipamento.
Aceite os tombos, todos caem, uns com classe, outros mais desgovernados, como eu. E é difícil levantar sozinho.
Veja dicas descoladas em nosso Facebook
Fotos inspiradoras no insta @ladobviagem