Alemanha comemora 500 anos da Lei da Pureza da cerveja

 

Alemanha comemora 500 anos da lei da pureza

Alemanha comemora 500 anos da lei da pureza

 

Em 2016, a Alemanha comemora 500 anos da Lei da Pureza, que rege a produção de cervejas.

A bebida alemã é conhecida mundialmente pela qualidade. Em alemão, “Reinheitsgebot”, a normativa, determina que sua composição deva ter somente três ingredientes: água, cevada e lúpulo. No documento original, a levedura não estava presente, pois, em 1516, ainda não existia este conhecimento. Inicialmente, esta determinação vigorava apenas no Estado da Baviera – só em 1906 foi acatada em todo o país.

A lei foi concebida com dois propósitos. Primeiro, para garantir a qualidade do fermentado. Em segundo, para diminuir o preço do pão, que, na época, era um alimento básico para a população e se fosse utilizado trigo na fórmula da bebida, seu preço se elevaria e o grão se tornaria escasso.

Com a lei, vieram os métodos de verificação de qualidade. Mas os usados nos séculos 15 e 16 não são científicos. A bebida era despejada em cima de um banco, no qual os provadores oficiais sentavam-se por três horas. Após esse tempo era permitido que levantassem e, se o couro grudasse no banco, era sinal de que a cerveja tinha qualidade. No entanto, se isso não ocorresse o cervejeiro podia até ser penalizado.

Festividades estão programadas para comemorar a data. Na Baviera, terra da Oktoberfest, a comemoração acontece na capital, Munique, entre 22 e 24 de julho, em Odeonsplatz.

Em toda a Alemanha, há mais 1.350 cervejarias que produzem, juntas, mais de 5.500 tipos diferentes. A explicação para o fato de todas terem sabores diversos reside em diversos fatores: a receita, a água, o aroma do lúpulo, o método de moagem dos cereais e, por fim, a dedicação do mestre cervejeiro.

Com cerca de 600 cervejarias, a Baviera ocupa a liderança nesse ranking, sendo que cerca de um quarto dessas produtoras está na Francônia. Por essa razão, também estão programadas inúmeras festas na região, como o Festival da Cerveja da Francônia, maior Biergarten da Alemanha, que ocorrerá de 25 a 29 de maio nos jardins do Castelo de Nuremberg.

 + É do Brasil! Descubra como visitar a lindíssima rota do vinho

+ Passagem para Nova York despenca para menos de 300 dólares

Veja as dicas mais legais em nossa página do Facebook

Instagram: Inspire-se nas dicas e fotos mais legais! @ladobviagem

Twitter: Sigam-nos os bons!

Author Description

Andrea Miramontes - direitos reservados na autoria

Jornalista, viajante, curiosa, vegetariana e protetora de animais