Em 6 de junho de 1944, tropas aliadas, anti-eixo (anti-Hitler) mudaram o rumo da história mundial. Esse dia ficou marcado como Dia D no mundo, e aconteceu bem na Costa da França, .
Chama-se dia D a data da maior invasão por oceano da história, o desembarque de 160 mil soldados na Normandia.
A operação é considerada decisiva por historiadores e apontada como momento crucial na vitória sobre o nazismo dos aliados contra o eixo ( Alemanha, Japão e Itália). Cerca de 20 mil civis morreram na Batalha da Normandia.
Em Caen, na França, o Caen Memorial Museum, o Memorial – Centre for History and Peace ( Centro de História e Paz) relembra a história da guerra. A cidade está localizada a cerca de 230 km de Paris.
O museu imperdível foi criado em cima de um bunker em Caen, onde estão as praias onde aconteceram os desembarques das tropas.
As praias francesas ao redor, como a Omaha, também estão repletas de lembranças da data, como esta estátua dos soldados de guerra. Pelas ruas em volta da cidade, tanques foram deixados nos mesmos lugares, e tudo lembra a história que viveram.
Caen foi 75% destruída durante a guerra. O museu comove o visitante ao relembrar tamanho horror causado por ganância e loucura humanas.
No dia D, tropas, principalmente americanas, inglesas e canadenses, chegaram pelo mar e pelo ar para combater os alemães. E venceram Adolf Hitler, que havia tomado a França e quase toda a Europa.
Incluindo os dois lados, 600 mil militares morreram nessa batalha. Franceses, poloneses, australianos, belgas e soldados ainda da Nova Zelândia, Holanda e Noruega também lutaram no dia D contra o eixo.
Os locais exatos onde os soldados chegaram, corajosamente sob chuva de bombas e balas, foram as praias de Omaha, Juno, Gold, Utah, Sword, nos arredores de Caen.
Ao chegar a Omaha, uma praia inteira de pedrinhas, é possível imaginar o que aqueles soldados passaram no Dia D.
No caminho e na praia, esculturas e objetos militares expostos, como tanques, uniformes e armas, relembram os horrores da guerra. Uma verdadeira aula de história a céu aberto.
Para quem quer conhecer essa região linda da França, agora inteira reconstruída, cheia de arte, gastronomia única e construções medievais, fiz um roteiro de 7 dias de carro em locais imperdíveis. É nessa região que está, inclusive, o patrimônio Mundial da Unesco Mont Saint-Michel.
Viagens incríveis e destinos especiais: SIGA @ladobviagem
Deauville, a cidade onde Coco Chanel desafiou o espartilho da Belle Époque
Me segue nas redes! Clique aqui: @ladobviagem