Clássica, Praga também tem novidades no turismo. Além dos passeios que encantam turistas há décadas, como o barco pelo Moldava, o Castelo de Praga e a visita ao centro histórico, agora é possível fazer uma viagem virtual no tempo para descobrir como a cidade funcionava em outros séculos, no passeio que conto mais abaixo.
Explorar o subterrâneo medieval de Praga também é um dos novos passeios. O turista atravessa túneis, passagens secretas e calabouços, lugares que parecem cenário de filmes sobre cavaleiros e princesas.
Quem ama histórias e lendas acaba transportado para os séculos 5 a 15, os anos medievais. Ao passar por calabouços e masmorras, descobre histórias da vida na época e lendas de almas penadas que ainda estariam presas por lá.
Ponte Carlos, construída em 1357, fica no coração de Praga – foto Pixabay
Além das novidades, quem vai a Praga deve reservar um tempo para se perder nas ruelas medievais da OId Town e todo centro, sem pressa. O centro histórico de Praga está na lista do patrimônio mundial da UNESCO desde 1992.
Ali estão o bairro judeu e suas sinagogas históricas, restaurantes que datam do século 12 e lojas charmosas, inclusive de marionetes, que são Patrimônio Imaterial da Humanidade. Em Praga, é possível também assistir a um teatro com os bonecos.
Ainda na Old Town, não deixe de tomar uma pilsen nos bares e restaurantes, uma vez que a República Tcheca inventou essa cerveja.
Prove também um doce extremamente comum por lá, mas polêmico, pois não é tcheco: o Trdelník.
Trdelník ou Trdlo é uma guloseima controversa, pois não faz parte da tradição tcheca, mas tem aos montes pelas ruas de Praga.
É feito com massa em rolo, assada em espeto, recoberta com açúcar e canela depois que sai do fogo. Escolha entre recheios de chocolate, pistache, morangos, cremes e chantily.
À noite, a cidade fica ainda mais linda, e vale a pena tirar uma horinha para sentar ao lado do rio Moldava ou em algum restaurante aberto do centro só para fotografar paisagens.
Ponte Carlos e estátua famosa
A Ponte Carlos (Karlův most ou Charles Bridge) é o ponto principal do centro e um passeio gratuito muito interessante. Essa ponte icônica sobre o rio Moldava (em tcheco, rio Vltava) liga a Cidade Velha até a Cidade Pequena.
A construção começou em 1357 a pedido do rei Carlos IV, a obra durou 45 anos. Ao atravessar a ponte ao longo dos seus 560 metros, aprecie cada uma das 30 estátuas barrocas dispostas nas laterais.
Entre elas, está a estátua mais famosa, a de São João Nepomuceno, santo que foi torturado, queimado, arrastado e jogado da ponte famosa em 1393, depois de uma briga com o arcebispo de Praga e Rei da Boêmia.
Depois de milagres creditados a ele, Nepomuceno foi santificado. Ao passar pela estátua, turistas devem tocá-la se quiserem voltar a Praga. Veja 3 pontos imperdíveis nesta ponde histórica.
Como economizar
Em Praga, para economizar, conhecer o máximo possível, não se preocupar com compra de transporte pela cidade e filas, indico o Prague Visitor Pass.
O passe custa a partir de 450 reais (2.100 coroas tchecas), mas se as atrações e transporte fossem comprados separadamente, o turista pagaria muito mais. O passe também inclui alguns passeios guiados.
Você escolhe a validade do passe, por 48 horas, 72 horas ou 120 horas consecutivas. Tem direito ainda ao ônibus expresso do aeroporto, metrô, ônibus pela cidade e a bondes históricos.
O visitante o ativa quando começar, de fato, os passeio. Pode ser usado em app, no celular, ou com papel.
Abaixo, reúno passeios incríveis para seu roteiro em Praga, a maioria está inclusa no Prague Visitor Pass.
Barco clássico pelo Rio Moldava
Esse passeio é obrigatório na cidade. A bordo de barquinhos de madeira, o visitante navega pelo rio Moldava, que corta Praga, e tem a chance de passar debaixo da ponte Carlos.
O passeio dura pouco menos que uma hora e também é possível escutar a história da cidade e edifícios centenários em português, com fones de ouvido do barco.
A bordo, são servidas bebidas, sorvete e guloseimas. Ao sair do barquinho, visite ainda o museu da Ponte Carlos, também incluído no Praga Visitor Pass.
Quanto dura – aproximadamente 1 hora
Incluso Prague Visitor Pass
Relógio Astronômico por dentro
Poucos sabem que dá para ver por dentro o funcionamento do relógio histórico, de 1410. Reloj é o relógio medieval mais famoso do mundo. Talvez o único desta época que ainda funcione.
O relógio localizado na Old Town mostra ainda a posição de planetas, os signos do zodíaco, fases da lua e meses do ano, além de horários germânico e boêmio.
Horário Germânico é mais parecido com o nosso, é o horário da Europa Central. Já o Boêmio mostra quantas horas se passaram e faltam para o pôr do sol. O anel gira com a passagem do ano, para se adaptar ao sol em cada época.
O ponto alto do passeio é o show dos apóstolos de hora em hora. Uma multidão se acumula em frente ao maquinário histórico para a saída dos apóstolos, um a um, pelas janelinhas.
Além de assistir ao show da praça principal, aproveite seu passe da cidade para ver o relógio por dentro, no prédio da Câmera Municipal da cidade velha, que está toda mobiliada e decorada.
Dentro, verá o funcionamento da máquina medieval e o desfile dos 12 apóstolos de pertinho, além de subir na torre, que tem uma das vistas mais lindas de Praga.
Quanto dura – aproximadamente 1 hora
Incluso Prague Visitor Pass
Batalhas medievais virtuais
História não falta em Praga, que já foi invadida muitas vezes, inclusive, pelos nazistas, mas sofreu pouco os efeitos das guerras e mantém intactos edifícios medievais.
Amantes de história vão se apaixonar por esse passeio, que propõe, literalmente, visualizar a vida de séculos passados com o VR Guide.Me.
Munidos de óculos de realidade virtual, visitantes são guiados a esquinas e praças históricas. Ao apontar o equipamento para um local, é possível ver como era a vida naquele ponto, no período da história que escolher.
Você pode voltar à era medieval, como fiz, e ver as batalhas com cavaleiros vestidos com armaduras.
Pode ainda viajar ao começo e meio do século 20, quando a Tchéquia ainda era Tchecoslováquia.
Quanto dura – aproximadamente 2 horas
Castelo de Praga
Construído em 880, o castelo icônico foi o lugar onde Praga foi fundada. A cidade se desenvolveu ao redor do conglomerado. É uma das atrações mais visitadas do mundo.
Diferentemente de outros castelos medievais europeus, o Castelo de Praga não segue a estética fortificada. Trata-se de um conjunto de edifícios e palácios onde, inclusive, é a cede atual do governo tcheco.
Patrimônio Mundial da UNESCO, o castelo tem 70 mil m². Até hoje as jóias da coroa da Boemia são mantidas dentro dentro dele.
Como o Castelo de Praga fica no alto de uma colina, a partir dele é possível ter uma vista incrível da cidade de Praga, da famosa Ponte Carlos e do Rio Moldava (Vltava, em Tcheco).
A Catedral de São Vito, uma maravilha medieval de encher os olhos, é um dos pontos altos, conto mais sobre ela neste link, bom como sobre a vila de casinhas medievais chamada Golden Lane, imperdível.
São muitas construções. Todas estão incluídas no Praga Pass. Mas, atenção: para visitar os prédios do castelo, bem como a vila medieval, é preciso pegar o ticket físico das entradas dos edifícios antes, no Centro de informação ao turista, que fica em frente à catedral.
Para comer, há vários pontos, incluindo um wine bistro, com uma vista maravilhosa, e uma lanchonete do castelo, que tem, inclusive, comida vegana.
O que ver no Castelo de Praga? Reuni o passeio completo neste link.
Quanto dura – aproximadamente 5 horas
Incluso Prague Visitor Pass
Praga moderna
Além da cidade antiga há as partes mais modernas de Praga, com verdadeiros pontos icônicos, como uma escultura gigante da cabeça do escritor tcheco Franz Kafka (1883 – 1924).
Kafka, que nasceu e viveu em Praga, é celebrado em várias partes da cidade, incluindo um museu com seu nome e a casa onde morou, na rua medieval dentro do Castelo de Praga, Golden Lane. A casinha pode ser visitada.
Em sua homenagem foi feita também sua cabeça gigante, a Franz Kafka Rotating Head Statue, escultura de David Ern, inaugurada em 2014.
A escultura tem 42 camadas de aço inoxidável, sendo que 32 delas se movem em diferentes ângulos, como se o escritor olhasse para os lados.
Praga é assim, uma cidade de contrastes e que parece revelar obras de arte em cada esquina.
Entre os edifícios icônicos e modernos está a Dancing House (Casa Dançante). O edifício no centro de Praga foi desenhado pelo arquiteto Vlado Milunić, com o canadense Frank Gehry.
Foi levantado na década de 1990 , onde havia uma casa destruída na Segunda Guerra Mundial. O layout exterior representa os dançarinos Ginger Rogers e Fred Astaire.
Muita gente o visita só do lado de fora. Mas há um rooftop para ter vista panorâmica de Praga, regada a bons drinks, pagos à parte, além da Dancing House Gallery, galeria inclusa no passe da cidade.
Quanto dura – uma hora se for entrar, mas muita gente só fotografa a fachada
Incluso Prague Visitor Pass
Onde ficar em Praga?
A rede hoteleira em Praga é fantástica, e o visitante pode ficar muito bem acomodado tanto no centro como fora dele, pois o transporte público funciona muito bem.
Na última viagem ao destino, conheci 3 hotéis, bem distintos, e tenho certeza que um deles vai te agradar.
Pentahotel
O primeiro é o Pentahotel, todo moderninho e autêntico, com um lounge cheio de jogos, que mais parece uma balada. O café da manhã é bem completo e saboroso, não dá para perder.
O hotel de quartos bastante confortáveis não fica exatamente no centro.
Mas para ir à pé até a Old Town pode levar mais de uma hora (eu fui). Use o transporte público, que passa na rua do hotel e leva a praticamente até todas as atrações de Praga
Faça sua reserva no melhor preço.
Viena House Diplomat
O segundo hotel é o Viena House Diplomat Prague, que pertence à rede Wyndham Hotels & Resorts. Maior, mais clássico e sóbrio, o hotel segue o padrão de qualidade da rede e não tem como errar.
Quartos confortáveis e um café da manhã continental de buffet não decepcionam. No café também é servido espumante, um baita diferencial para começar o dia do melhor jeito.
Viena House Diplomat Prague ainda tem um rooftop com vista para o castelo de Praga. Reserve aqui e garanta o melhor preço.
The Mozart Prague
Viajantes de luxo podem escolher se hospedar no The Mozart Hotel Prague, um cinco estrelas sensacional que fica ao lado da Old Town. Quase tudo a partir dele pode ser feito a pé.
Conectado à arte, o hotel costuma ter apresentação de música clássica, e bem neste dia que visitei teve uma visita inesperada durante o concerto (kkk).
O hotel tem vistas fantásticas para o Rio Moldava, a ponte Carlos e o Castelo de Praga.
O local é famoso por receber celebridades e já hospedou o próprio compositor Mozart (1756 – 1791). Reserve aqui.
A visita à Praga merece, pelo menos, 3 noites para que se conheça o básico. Descarte a idéia de bate e volta ou de uma noite só.
Nesta viagem à República Tcheca, ou Tchéquia, você pode unir dois destinos: Praga por 3 ou 4 dias somadas a 5 ou 6 noites na região fantástica de Karlovy Vary, a duas horas de carro de Praga, um dos cenários já usados por 007.
Faça o melhor seguro viagem neste link, para não ter perrengue
Siga @ladobviagem e saiba detalhes de viagens incríveis