Compartilhar:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
Pinterest

Não seria justo resumir Praga à visita ao Castelo de Praga, mas também você jamais pode dizer que conheceu essa cidade, uma das mais lindas do mundo, se não fizer esse passeio.

Fundado no ano de 880 (isso mesmo, 3 dígitos), o Castelo de Praga é uma das atrações mais visitadas do mundo.  A cidade se desenvolveu ao redor do conglomerado.

Diferentemente de outros castelos medievais europeus, o Castelo de Praga não segue a estética fortificada. Trata-se de um conjunto de edifícios e palácios onde, inclusive, é a cede atual do governo tcheco.

Patrimônio Mundial da UNESCO, o castelo tem 70 mil m² que abriga vários edifícios e ruelas.

Castelo de Praga no alto da colina tem vários edifícios, incluindo a Catedral de São Vito – foto Pixabay

As jóias da coroa estão por lá, bem como a Catedral de São Vito, uma maravilha gótica, e uma vila de casinhas medievais chamada Golden Lane, que é imperdível para entender a vida na época medieval. Abaixo listo 3 lugares imperdíveis.

Para comer, há várias paradas, incluindo um restaurante especializado em vinho, Wine Bistro, com uma vista maravilhosa, e uma lanchonete do castelo, que tem, inclusive, comida vegana.

O castelo também é responsável por algumas das melhores vistas de Praga, para a famosa Ponte Carlos, os telhadinhos da cidade e o rio Moldava.

Castelo de Praga tem algumas das vistas mais lindas da cidade- foto Andrea Miramontes @ladobviagem

 

Foto Andrea Miramontes @ladobviagem

Como visitar o Castelo de Praga?

O visitante não paga para entrar nas ruas do castelo, o que permite ter as vistas fantásticas gratuitamente.  Mas paga para entrar nos edifícios, bem como para passear pela viela medieval.

São muitas construções. As entradas nos ediífios estão incluídas no Prague Visitor Pass. Mas, atenção: para visitar os prédios do castelo é preciso pegar o ticket das entradas dos edifícios antes, no Centro de informação ao turista, que fica em frente à catedral.

Você chega com o seu passe virtual e apresenta. Eles te darão os tickets para entrar nos edifícios. Não é possível entrar direto, só com o passe virtual, nos prédios.

Castelo de Praga com o Prague Visit Pass – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

Preste atenção ao horário do castelo, que pode fechar cedo, dependendo da época do ano. E descobrir isso depois que subiu a escadaria imensa para o alto da colina vai ser frustrante.

Para chegar, além do ônibus que para em frente à rampa que leva ao castelo, há um tram que sobe ainda mais e o deixa lá em cima, ao lado da entrada da Catedral de São Vito.

Esse é o jeito mais fácil. Lembro que o castelo fica no topo da cidade, daí as vistas maravilhosas que se tem de lá. Mas para subir a escadaria pode cansar.

Imperdíveis no castelo

Há pelo menos 10 lugares para visitar no Castelo de Praga, entre jardins e prédios históricos, além de lanchonetes e um restaurante especializado em vinhos, que tem parreiras ao redor e uma vista fantástica.

Abaixo, destaco 3 lugares imperdíveis. Reserve uma tarde inteira. Eu reservaria o dia, aliás.

Além dos edifícios, vale a visita aos jardins do castelo, se estiverem disponíveis. Quando visitei, parte deles estavam fechados para um casamento (já imaginou se casar nesse lugar?).

São 10 espaços verdes milimetricamente cuidados, incluindo uma área com parreiras e um jardim botânico.

Garden on the Bastion foi meu preferido, onde encontrar uma lanchonete escondida que é um charme – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

Lanchonete nos jardins do castelo tem opções veganas – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

 

 

Mapa do castelo de Praga

Mapa do castelo de Praga

1- Catedral de São Vito

Com impressionantes quase 100 metros de altura, do chão às torres, a Catedral de São Vito é a maior obra gótica de Praga.

Símbolo do destino, a catedral foi construída em 1344 e só finalizada 600 anos depois, em 1929.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Catedral de São Vito, no Castelo de Praga – foto Pixabay

Castelo de Praga com o Prague Visit Pass – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

 

Catedral de São Vito, no Castelo de Praga – foto Pixabay

Ver a catedral por fora já é um espetáculo. Mas não deixe de entrar, embora tenha filas. Também é possível subir na torre de 96 metros.

Dentro, além dos vitrais coloridos, visite a Capela de São Venceslau, onde fica o túmulo do padroeiro checo.

Na decoração da capela, destacam-se o revestimento das paredes com pedras preciosas e pinturas do ciclo da Paixão, de 1509.

Capela de São Venceslau – foto – reprodução oficial

Além da catedral, dentro do complexo do castelo ainda estão mais 3 igrejas, sendo a Basílica de São Jorge uma das mais antigas da República Tcheca.

2 – Antigo Palácio Real (Old Royal Palace)

O edifício do século 14 mantém sua estrutura rústica de madeira, embora tenha passado por diversos incêndios, e, por isso, foi restaurado.

O Antigo Palácio Real foi a residência oficial dos reis da República Tcheca.

Antigo palácio real pode ser visitado por dentro; entrada é paga e está no Prague Visitor Pass – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

Ao entrar, o visitante dá de cara com o  Salão Vladislav, construído posteriormente pelo arquiteto Benedikt Ried, que reuniu combinou  gótico tardio ao estilo renascentista.

A sala principal é justamente onde aconteciam as festas da família real. A visita segue uma série de salões, incluindo a do trono e das jóias, que são impressionantes.

Coroa Tcheca no antigo palácio real – Andrea Miramontes @ladobviagem

 Entre elas, está a coroa de São Venceslau, de 1347, feita em ouro e cravejada com com 18 safiras, uma água-marinha, 31 espinelas, 15 rubis, 25 esmeraldas e 20 pérolas.

Reza a lenda que, na cruz  da jóia há  um espinho da coroa de espinhos de Jesus Cristo, com a inscrição em latin: “aqui é um espinho da Coroa do Senhor”.

3 – Rua Dourada (Golden Lane):

Rua Dourada é uma ruela do século 15, com casinhas medievais coloridas, onde morava a plebe, trabalhadores do local.

No decorrer dos anos, a rua atraiu vários escritores e artistas, como o famoso escritor Franz Kafka (1883-1924) viveu  por lá.

Considerado um dos escritores mais importantes do século 20, Kafka é celebrado em várias partes da cidade de Praga, onde nasceu, inclusive, com a icônica escultura da cabeça rotativa de Kafka.

Ele viveu na casa 22, onde escreveu vários livros durante a Primeira Guerra Mundial. Hoje a casinha é uma livraria com peças raras do escritor.

Rua medieval e exposição de armaduras medievais – Andrea Miramontes @ladobviagem

Casa de Franz Kafka, onde hoje é uma pequena livraria dedicada ao escritor – foto Wikipedia (fiz fotos, mas tinha uma multidão na frente no dia)

As casinhas foram repintadas na década de 50. É possível entrar nas construções, com suas portas de pouco mais ou menos de 1,70 m de altura (sim, em algumas tive que abaixar) e ver a vida medieval.

Muitas estão decoradas com móveis da época.

Rua medieval e exposição de armaduras medievais de mais de 600 anos – Andrea Miramontes @ladobviagem

Uma delas abriga um museu medieval interessantíssimo com armaduras originais dos séculos 13 ao 15.

No museu também é possível encontrar objetos usados para tortura na época medieval.

Outra casinha colorida abriga um cinema da década de 50, com imagens raras que foram perseguidas pelos nazistas.

As películas escondidas por um colecionador hoje são exibidas gratuitamente na casa 12.

Como eram as torturas na época medieval? Museu em casinha da Golden Lane, no Castelo de Praga, ajuda a ver algumas práticas. – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

Casa 12 com películas raras perseguidas pelos nazistas, na Golden Lane – foto Andrea Miramontes @ladobviage

Onde ficar em Praga?

A rede hoteleira em Praga é fantástica, e o visitante pode ficar muito bem acomodado tanto no centro como fora dele, pois o  transporte público funciona muito bem.

Na última viagem ao destino, conheci 3 hotéis, bem distintos, e tenho certeza que um deles vai te agradar.

Pentahotel

O primeiro é o Pentahotel, todo moderninho e autêntico, com um lounge cheio de jogos, que  mais parece uma balada. O café da manhã é bem completo e saboroso, não dá para perder.

Quarto Pentahotel em Praga- Andrea Miramontes @ladobviagem

O hotel de quartos bastante confortáveis não fica exatamente no centro.

Mas para ir à pé até a Old Town pode levar mais de uma hora (eu fui). Use o transporte público, que passa na rua do hotel e leva a praticamente até todas as atraçoes de Praga

Faça sua reserva no melhor preço.

Viena House Diplomat

Viena House Diplomat, hotel em Praga – foto divulgação

O segundo hotel é o Viena House Diplomat Prague, que pertence à rede Wyndham Hotels & Resorts. Maior, mais clássico e sóbrio, o hotel segue o padrão de qualidade da rede e não tem como errar.

Quartos confortáveis e um café da manhã continental de buffet não decepcionam. No café também é servido espumante, um baita diferencial para começar o dia do melhor jeito.

Viena House Diplomat Prague ainda tem um rooftop com vista para o castelo de Praga. Reserve aqui e garanta o melhor preço.

Hotel tem rooftop com vista para o castelo de Praga e hamburguer vegano – Andrea Miramontes @ladobviagem

The Mozart Prague

Viajantes que buscam luxo e imersão no destino ficam no  The Mozart Hotel Prague, um cinco estrelas sensacional  ao lado da Old Town. Quase tudo a partir dele pode ser feito a pé.

Conectado à arte, o hotel costuma ter apresentação de música clássica, e, bem neste dia em que estive por lá, teve uma visita inesperada, durante um concerto (kkkkkk).

The Mozart Prague – foto divulgação

O hotel tem vistas fantásticas para o Rio Moldava, a ponte Carlos e o Castelo de Praga.

O local é famoso por receber celebridades e já hospedou o próprio compositor Mozart (1756 – 1791). Reserve neste link.

Sem perrengue na viagem: faça aqui seu seguro viagem no melhor preço

Reserve seu hotel em toda Europa com o melhor preço

Passeios e novidades em Praga, na Tchéquia