Conhecido pela sua rica barreira de corais e pelo incrível Great Blue Hole, Belize é um pequeno país da América Central banhado pelo mar do Caribe.
Além das praias turquesa e florestas tropicais, o país oferece uma combinação de praias paradisíacas, ruínas maias e uma vibrante cultura que se reflete na hospitalidade do seu povo e na influência da música reggae.
É o único país da região com o inglês como idioma oficial, sendo também o menos populoso da América Central.
Ao planejar seu roteiro para visitar Belize, é provável que pense primeiro em experiências “típicas”, como tirolesa, exploração de cavernas e visitas a sítios arqueológicos maias.
No entanto, o destino na América Central também oferece excursões extraordinárias que estão longe do comum. De trilhas por cachoeiras a imersões na vida local, prepare-se para uma viagem repleta de momentos únicos e atividades fora do convencional.
Confira quatro aventuras imperdíveis para dias inesquecíveis no país:
Sobrevoar o Blue Hole
Blue Hole, ou Buraco Azul de Belize, é um sistema de cavernas submersas naturais, parte do Património Mundial da UNESCO, localizado no Mar do Caribe.
Formado durante eras glaciais quando o nível do mar era mais baixo, o colapso da caverna deu origem ao círculo, com cerca de 300 metros de diâmetro e 125 metros de profundidade.
Um dos passeios mais disputados é fazer o sobrevoo de helicóptero nesta área.
Passeio pela vila menonita de Indian Creek
Conheça Indian Creek, uma comunidade menonita tradicional de língua alemã localizada no distrito de Orange Walk. Os menonitas são conhecidos pela agricultura e marcenaria, sendo grandes fornecedores de aves, ferramentas e materiais de construção no país.
Conheça as escolas, lojas e o cotidiano da vila. Passe um tempo com uma família local para cozinhar, saborear um almoço tradicional e brincar com as crianças. Uma oportunidade autêntica e respeitosa de mergulhar na história e na cultura dessa comunidade.
Aventura no Buraco Negro
Aa experiência Black Hole Drop, em Actun Loch Tunich, oferece uma descarga máxima de adrenalina. A jornada começa com uma trilha intensa pelas montanhas Maya, que leva a uma dolina a cerca de 91,4 metros acima do solo da floresta.
Com o auxílio de instrutores experientes em espeleologia, desça de rapel pelas imponentes paredes, apreciando vistas espetaculares enquanto atravessa o dossel da floresta tropical rumo à bacia lá embaixo.
Apesar do nome, não há “buraco negro” — o fundo é que não pode ser visto do ponto inicial do rapel. Uma aventura selvagem e eletrizante no coração da natureza belizenha.
Trilha pelas cachoeiras em Billy Barquedier
Encante-se com a trilha pelas cachoeiras no Parque Nacional Billy Barquedier. Localizado entre a bacia do rio Mullins e a bacia hidrográfica do norte de Stann Creek, o percurso leva até a cachoeira Barquedier, que despenca das montanhas Maya.
Refresque-se em uma piscina natural antes de deixar a floresta. Uma experiência tranquila e, ao mesmo tempo, aventureira em meio à rica biodiversidade local.
Como chegar?
Para chegar, a partir do Brasil, há voos da Copa Airlines via Panamá, onde é o hub da companhia. Já para quem for viajar a partir dos Estados Unidos, há voos via Miami e Dallas com a American Airlines, via Houston com a United Airlines e de Atlanta com a Delta Airlines.
Fonte: Belize Tourism Board (BTB)
Veja também:
Roteiro por ilhas fantásticas de Bocas del Toro, o Caribe do Panamá
Destino incrível, Panamá deve ser a nova aposta de viagem do brasileiro