Quando soube que a Fazenda Capoava estava na lista dos Roteiros de Charme, isso já acionou um alarme na minha cabeça.
A visita não seria só a fugidinha de São Paulo, mas sim, um final de semana cheio de mimos. Oba!
Cheguei cedo, topei com lago e figueiras centenárias, e fui direto para o café da manhã, que ainda ainda estava quentinho. Pães caseiros, frutas, geleias e mais delícias deram as boas-vindas ao meu sábado.
A proposta não é de que você vá, uma vez, para conhecer. A ideia é que o visitante se sinta tão abraçado de forma que saia de lá agendando a próxima visita.
Ou melhor, que o lugar vire a sua casa de campo e crie memórias imbatíveis, especialmente nas crianças.
A fazenda fica em Itu (SP), a 90 km da capital paulista. Foi construída em 1750, e toda arquitetura de quase 300 anos, com paredes gigantescas e madeiras estruturais, ainda está de pé.
Chalés se localizam ao longo do jardim, de frente para o lago, ipês ou perto de uma das figueiras gigantes.
Férias com crianças
O foco da fazenda é acolher a família. Não que casais sem filhos, como eu, não aproveitem tudo, como as redes, o imenso verde, gastronomia, bares como o acima, e a paisagem da Mata Atlântica.
Mas quem tem filhos está no lugar certo. Há muita coisa para fazer, e os monitores cuidam de tudo para você.
Atividades vão desde caiaque, bike, piqueniques até a alimentação dos macacos. Especialmente com as crianças, há um trabalho lúdico de educação ambiental e conscientização dentro das atividades e programações do hotel.
Macacos resgatados de zoológicos vivem em uma pequena ilha. Vários bichos são tratados no hotel e depois devolvidos à natureza.
Outros, que já não podem mais ir embora, devidamente registrados no Ibama, vivem por lá, com acompanhamento do biólogo, bom papo e gerente do hotel Ayo Miranda.
“Temos uma diversidade de animais aqui na Capoava e muitos deles ficam só para tratamento. Outros, como os macacos, não podem mais voltar, então vivem conosco”.
Lá, onde estão os macaquinhos, sente-se na sombra de uma figueira e curta, de platéia, um pôr do sol rural, maravilhoso.
Uma publicação compartilhada por Lado B Viagem | R7 (@ladobviagem) em
Comida caseira e personalizada
Todas as refeições estão inclusas, assim como um chá da tarde que inclui bolinhos de chuva.
O hotel também atende de forma personalizada, a quem tem algum tipo de restrição alimentar, desde alergia a glúten a quem é vegetariano, como eu, ou até vegano. Mas é preciso avisar na reserva.
As delícias vão desde sobremesas caseias – doce de coco com ameixa – até os mais elaborados, como o mousse de chocolate meio amargo com cachaça. Provei tudo, né?
Para quem fica com saudade dos pratos, a fazenda ainda disponibiliza algumas receitinhas centenárias.
Projetos sustentáveis
A enorme Mata Atlântica, que parece intocada em frente ao lago, é um dos diferenciais da fazenda. E não é à toa.
Um dos requisitos do selo “roteiros de charme” é que o lugar, além do atendimento de excelência, tenha práticas sustentáveis.
Na Capoava, eles fazem recuperação de matas ciliares e manutenção da fauna, projeto em com a S.O.S Mata Atlântica. Mais de 14mil mudas de espécies nativas foram replantadas.
A gente simplesmente ama experiências ultraespeciais e que, de quebra, ajudam o Planeta.
Para quem quer programar férias de janeiro com a garotada, aqui vão os pacotões. Pacotes a partir de R$ 2.776 o casal com mínimo de 02 diárias com pensão completa (café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar).
Crianças de 0 a 5 anos não pagam hospedagem. De 6 a 12 anos na mesma acomodação dos pais pagam a partir de R$ 278.
Mais hotéis fantásticos:
* Hotéis com arte: família Vik imprime autenticidade e luxo ao litoral do Uruguai
* Oito coisas imperdíveis para aproveitar no histórico Gran Meliá Nacional Rio