Todo destino do Caribe tem o charme do mar turquesa. Mas em Aruba, além das águas transparentes e de azul profundo, há autenticidade na cultura. Apesar de ser um país pequeno, sempre haverá algo diferente a viver.
O destino tem história, um centro colonial lindo, arte, cavernas, parque natural e piscinas naturais escondidas, que visitei desta vez e fiquei encantada.
E agora, Aruba acabou de ser reconhecida como o destino preferido do Caribe nos prêmios Travelers’ Choice 2025 do Tripadvisor. Este reconhecimento é concedido aos destinos com avaliações consistentes e excelentes.
Voo direto para Aruba
Desde dezembro de 2024, Aruba também é a ilha do Caribe na qual se chega mais rapidamente. Com o voo direto recém-lançado pela GOL, o único do Brasil, chega-se a Aruba em apenas 6h30.
O voo parte de São Paulo às segundas, quartas e sábados às 15h30. Chega à ilha, considerada a mais feliz do Caribe, às 22h, que são 21h no horário local, considerando o fuso de uma hora de diferença.
Na baixa temporada, os voos sairão duas vezes por semana. Apesar de curto, serve refeições a bordo e conta com duas classes distintas: econômica e premium economy.
Voei nas duas. Na premium economy, o passageiro tem mais espaço entre as pernas e dos lados, pois a poltrona do meio é bloqueada. Poltronas têm 50% mais inclinação, é distribuída uma necessaire de bordo e as refeições incluem bebidas alcoólicas.
Quem embarca nesse voo ainda vai ter o privilégio de ver o pôr do sol na Amazônia lá do alto. Saiba como é e quanto custa neste post.
Como o país não é rota de furacão, diferentemente de muitos destinos no Caribe, pode-se visitar o ano todo.
Com esse novo voo, a empresa passou a ser a companhia brasileira que mais leva brasileiros ao Caribe.
“Com Aruba, a GOL passa a atender 15 destinos e 16 aeroportos internacionais em todas as Américas. Somos a única Companhia a oferecer voos diretos para Aruba a partir do Brasil”, destacou Rafael Araújo, diretor de Planejamento de Malha Aérea da companhia.
Capital histórica
Oranjestad, a capital de Aruba, será sua porta de chegada. A cidade preservou parte da arquitetura holandesa, com casinhas coloridas coloniais, e merece um passeio para descobrir seus restaurantes e lojinhas.
Em um passeio histórico, é possível ver o Forte Zoutman, o prédio mais antigo de Aruba, de 1798. O forte protegia a cidade contra os piratas. Pirataria no Caribe é coisa séria, parte da história e não só de filmes de ação.
Outro prédio histórico é a Torre Willem III, que tem o farol e torre do relógio, foi construída em 1868. Para visitar tudo, você pode fazer o passeio pela cidade a bordo do bondinho.
Há muitas lojinhas, marcas internacionais, restaurantes em casas seculares para gastar uma tarde inteira passeando.
Murais e arte
Já os famosos murais de Aruba ficam a meia hora de carro da capital, na cidade de San Nicolas, o caldeirão cultural de Aruba.
Há quase 100 anos, com as refinarias que atraíram muitos homens para o trabalho, o destino funcionou como uma zona de prostituição.
Mas esse tempo acabou e a cidade se transformou. Hoje San Nicolas é um centro cultural efervescente, lindo, colorido, depois de um projeto de revitalização que incluiu artistas locais.
Os artistas decoraram os muros, bancos e até vasos das ruas com os grafites artísticos que contam um pouco da história do local.
Em San Nicolas, a cultura ferve. Há muitos bares, restaurantes autênticos, galerias de arte e eventos culturais.
San Nicolas também exibe lindas praias, como Baby Beach, com o tom de azul mais incrível que já vi. Próximo dali aproveite para visitar Rodger’s Beach.
Como em Aruba os ventos podem chegar a 30 km/h, o destino também é perfeito para a prática de kitesurf. Perto de San Nicolas está Boca Grandi, onde é possível praticar.
Piscinas naturais
O Arikok National Park ocupa quase 20 % da ilha. De norte a sul , o parque nacional reúne toda fauna e flora locais.
Quem poderia imaginar que boa parte de Aruba é formada por deserto? O passeio off road leva o visitante para o centro da ilha, além-mar.
A bordo de um 4×4 é possível explorar o Arikok, que conta com com cactos gigantes e mais plantas exóticas na paisagem, cavernas milenares e praias vistas do alto de penhascos. Nelas estão as piscinas naturais.
Arikok tem 78 km de trilhas, desde as mais simples, que permitem caminhada a todos sem dificuldade.
Ao comprar o passeio, o visitante escolhe se fará trilhas, cavernas, praias ou um mix de tudo. Desta vez, fui com a operadora local Isla Aruba para visitarmos as piscinas naturais.
São formações milenares criadas pela erosão nas rochas, que formam pequenos oásis, rodeados pelo mar agitado.
Mas o ideal é chegarcedo, pois o local costuma lotar de turista.
Snorkel
O passeio de catamarã é realmente imperdível em Aruba. Um clássico. Pegamos o barco no pier de Palm Beach, que ficava a 5 minutos a pé do nosso hotel. Muito fácil.
O passeio all inclusive, com bebidas e comidinhas, tem duas paradas para fazer snorkel. As duas são imperdíveis. Nada de ficar no barco apreciando paisagem e bebendo. Bora para a água.
Na primeira parada, ancoramos em cima de um navio que naufragou durante a Segunda Guerra Mundial. Durante o snorkel é possível ver a embarcação, devido a transparência das águas.
A segunda vez que o catamarã ancora é em uma área ainda mais transparente e calma, onde tem milhões de peixinhos coloridos. Encantador.
Melhor praia do mundo
Já em terra, é impossível não citar as praias. Entre elas, está a icônica Eagle Beach, que, em 2024 mesmo foi reconhecida pelos viajantes como a segunda melhor praia do Caribe e a oitava do mundo, pelo Travelers’ Choice Best do Tripadvisor
É nessa praia onde você fará as melhores fotos da árvore icônica de Aruba, chamada divi-divi.
Na verdade, divi-divi é um apelido que pegou. O nome correto da árvore é Watapana ou Fofoti. Por causa dos ventos fortes na ilha, ela cresce torta e retorcida, o que deu a ela o significado de resiliência de um povo.
A árvore também era usada por povos ancestrais, por causa de propriedades de cura. De toda forma, as árvores são o cartão-postal de Aruba, e não se pode sair da ilha sem fazer sua foto com elas.
Onde se hospedar
Hotéis luxuosos, resorts all inclusive, apartamentos, hostels e hotéis cassinos. Apesar de pequena, Aruba tem uma rede de hospedagem impressionante.
Quem quer pé na areia, com acesso a restaurantes e bares? Pode optar pela área de Palm Beach, a praia do agito ou Eagle Beach, que também tem uma rede de serviços próximos.
Um dos únicos resorts que opera no sistema all inclusive em Aruba, Barceló é um hotel pé na areia, com a tranquilidade de uma praia linda para os hóspedes de um lado, e o agito da região de Palm Beach ao atravessar a rua.
O grupo espanhol tem mais de 280 hotéis em mais de 25 países sob quatro bandeiras.
Em Aruba, o resort oferece aos hóspedes 6 restaurantes e 3 bares, 373 quartos do hotel, todos com varanda, para aproveitar o pôr do sol, muitas vezes de cara para o mar.
Hóspedes mais exigentes podem contar ainda com o Royal Level, que oferece espaços ainda mais exclusivos, como café da manhã e mais refeições à la carte, e bebidas premium.
Na praia, o hotel oferece cadeiras, cabanas e serviço. É sentar e relaxar. Para quem é da piscina, a piscina gigante tem bares molhados, espaço infantil e espreguiçadeiras.
No buffet de café da manhã tem estação com espumante para preparar mimosas. Começar o dia assim, hein?
Reserve o all inclusive com o melhor preço.
Jornalismo de viagens é melhor do que dicas de curiosos. Siga o @ladobviagem no instagram!
Turistas fazem trabalho voluntário de ajuda a animais em Aruba
Como chegar a Aruba? Que documentos eu preciso? Miniguia te ajuda