Facebook
Facebook
Twitter
Visit Us
Pinterest
SOCIALICON

Imagine um destino 100% sustentável, no qual veículos elétricos sem motorista transportam as pessoas ao comando de app, e tudo é abastecido por energia solar.

Ao andar por Babcock Ranch, na Flórida, me senti caminhando no futuro. Só faltou topar com carros voadores do desenho Os Jetsons.

Mas peguei uma carona nos veículos elétricos que transportam pessoas sem a necessidade de motorista.

É o lugar sustentável que já pisei.  A comunidade nasceu assim, desde a primeira grama plantada.

Carros elétricos que não precisam de motorista circulam por Babcock Ranch, na Flórida – Foto Divulgação

Esses veículos também farão entregas de compras pedidas por app, na casa dos moradores.

A idéia é não precisar de carro particular nem para se divertir, pois todos os meses há eventos públicos, como festivais de food truck, picnics e shows.

Eventos acontecem nas áreas públicas da comunidade sustentável – foto divulgação

Esportes na água também estão nos planos da comunidade, que foi criada com um grande lago para agregar qualidade de vida a quem mora lá.

Mas como na Flórida todo mundo tem carro, a comunidade também tem pontos de abastecimento para veículos elétricos, para incentivar esse tipo de uso.

Pontos para recarregar carros elétricos em Babcock Ranch, na Flórida - Andrea Miramontes

Pontos para recarregar carros elétricos em Babcock Ranch, na Flórida –  Foto: Andrea Miramontes / Lado B Viagem

Lagoa traz qualidade de vida aos moradores e permite esportes na água - Divulgação/ PureFlorida.com

Lagoa traz qualidade de vida aos moradores e permite esportes na água – Divulgação/ PureFlorida.com

Árvores solares

Toda energia da cidade é solar. Foi uma parceria feita com a Florida Power & Light, a concessionária, para abastecimento e armazenamento.

Como em qualquer lugar, moradores pagam pela energia usada em suas propriedades.

No entanto, o valor é baixo, pois as regras de construção fazem com que as casas não demandem muita energia.

Mas e as benditas árvores solares?

Espalhadas pela comunidade, as árvores solares foram criadas em uma combinação de tecnologia, funcionalidade e arte.

Além de abastecer a cidade e prédios públicos com suas placas que captam a energia do sol, as esculturas têm pontos para  recarregar dispositivos portáteis.

Farm to table

Toda comida da comunidade é produzida lá.Eles seguem o conceito mais fiel de “farm to table”, que significa alimentos vindos da fazenda que vão direto para a mesa.

Terrenos e hortas comunitárias foram criadas para que moradores cultivem seus próprios alimentos.

Em Babcock Ranch há dois restaurantes orgânicos e com o uso de alimentos locais, como o Table and Tap, do post abaixo.

Alinhado às políticas verdes do lugar, Table and Tap não poderia deixar de ter muitas opções criativas vegetarianas e veganas.

Quem ama conhecer mais dessa gastronomia verde pode ver mais restaurantes maravilhosos pelo mundo neste link.

View this post on Instagram

#govegan💚 e vegetarian na primeira cidade dos EUA 100% sustentável Babcock Ranch, 🌎, na Flórida, a meia hora de Punta Gorda. Vcs viram no stories que lugar inacreditável? É uma comunidade ainda e vai virar cidade. Toda abastecida por energia limpa: solar e gás ☀️ e cheia de novidades, como o uber robô 😂😱 . Esse é um, dos 2 restaurantes do lugar. Tudo consumido na cidade é orgânico e produzido aqui . Fotos da @solotravelgirl 💁‍♀️ – na primeira foto, wrap vegano com grãos, castanhas e abobrinha, delicioso e perfumado! depois, dois vegetarianos! Um tem melancia com balsâmico e queijo de cabra e o outro é o bolinho de queijo de cabra 😋 com mel. Sério, vou fazer em casa 😋 . #bestsideoutside @realpureflorida ☀️ #lovefl #amoflorida @visitflorida #aviarepsbrasil . #travelgirl #travelers #beachgirl #floridagirl #floridalife #veganflorida #vegetarianflorida #vegetarian #vegan #vegantravel #vegetariantravellife #veggie #goveggie #govegan #vegetarianblogger #veggiegirl

A post shared by Andrea Miramontes 🇧🇷| Travel (@ladobviagem) on

Sorvete vegano de chocolate com café em Babcock Ranch, na Flórida - Andrea Miramontes / Lado B Viagem

Sorvete vegano de chocolate com café em Babcock Ranch, na Flórida – Andrea Miramontes / Lado B Viagem

Pedalar na academia acende luzes

Além das placas solares gigantes espalhadas pelo centro e presentes em todas as casas, algumas tarefas ajudam a fazer energia, como pedalar na academia.

Ao pedalar ou correr, você vê em um painel quantas luzes acendeu na comunidade com seu exercício.

Todas as casas e prédios públicos têm certificado ecológico de construção Florida Green Building Coalition, com projetos inteligentes.

Todas as construções de Babcock Ranch têm placas solares e são certificadas por selo de sustentabilidade

Todas as construções de Babcock Ranch têm placas solares e são certificadas por selo de sustentabilidade – Divulgação / PureFlorida.com

Todas as casas têm cobertura de grama a 30% dos lotes.  Todos os proprietários devem ter árvores e arbustos nativos em 75% do paisagismo.

Babcock Ranch tem um plano para manejo da água. Toda água de irrigação vem de fonte reutilizável.

O lugar ainda não é uma cidade, mas a independência está nos planos. A comunidade ainda está no começo, mas a idéia é crescer com hospitais e escolas para todas as idades. Por enquanto só tem uma escola infantil.

Agora, imaginem essas crianças que crescem em um lugar como este, com toda a consciência ambiental já inserida na vida. Não seria um sonho criar seu filho em um lugar assim?

Todas as construções de Babcock Ranch têm placas solares e são certificadas por selo de sustentabilidade

Todas as construções de Babcock Ranch têm placas solares e são certificadas por selo de sustentabilidade – Divulgação / PureFlorida.com

Como visitar

Ainda não há hotéis em Babcock Ranch. Mas estão nos planos. Para visitar, pode ficar hospedado em Punta Gorda, na Flórida, há uma hora do lugar.

Punta Gorda é uma cidade história, lindinha para passear, cheia de atrações ao redor, como praias, lugares para fazer caiaque, stand up paddle, entre outras atividades.

Há dois aeroportos a se escolher, o de Punta Gorda ou o de Fort Myers, maior, há uma hora da cidade.

View this post on Instagram

Caiaque em um túnel de mangrove, o mangue nos EUA, muito comum na Flórida @visitflorida 👉🏻 passe para ver o vídeo! . O passeio nessa reserva natural cheia de vida – estrelas do mar, caranguejos, corais – fica a uma hora de Punta Gorda @realpureflorida no golfo do méxico. Também passa por uma praia que so se chega de caiaque com direito a golfinhos no caminho 🐬 – feito com aa meninas do @hookedonsup 🙋🏻‍♀️🚣🏻‍♀️ . #bestsideisoutside ☀️ #lovefl #AmoFlorida #aviarepsbrasil . #travelgirl #travelers #beachgirl #floridagirl #floridalife #veganflorida #vegetarianflorida #vegetarian #vegan #vegantravel #vegetariantravellife #veggie #goveggie #govegan #vegetarianblogger . #MinhaViagemLivre #photograph #bestlandscape #meucliquenafolha #MeuCliqueEstadao #BBCtravel #LoveTheWorld #luxurylifestylemagazine #bestvacations #IamaTraveler @beautifulmatters #beautifulmatters

A post shared by Andrea Miramontes 🇧🇷| Travel (@ladobviagem) on