Facebook
Facebook
Twitter
Visit Us
Pinterest
SOCIALICON

Vegetarianismo é diferente do veganismo, que são diferentes de alimentação orgânica. Não confunda. Algumas correntes de alimentação podem utilizar ingredientes orgânicos ou não.

Abaixo, montei um pequeno glossário que ajuda a diferenciar. Vai te auxiliar na hora de escolher um restaurante, para saber que tipo de comida será a base do chef do lugar.

Não existe vegetariano que come peixe ou frango. Vegetariano não come nenhum animal.

Você pode até simpatizar com o vegetarianismo, o que é muito bem-vindo, mas, se come algum tipo de animal já fica fora do conceito.

Alguns até desenvolveram um outra corrente chamada “Flexitarian” para quem é só simpatizante, mas consome peixes ou aves.

O Lado B Viagem também traz dicas desse lugares todos pelo mundo, especialmente vegetarianos e veganos. Seja muito bem-vindo ao Instagram!

–GLOSSÁRIO–

Vegano

Não usa nenhum produto animal no consumo em geral. Veganismo vai além da gastronomia. Trata-se de um estilo de vida.

Vegano não colabora com nenhuma exploração de animais, seja para alimentos, roupas e entretenimento. Por exemplo, não usa couro, produtos de beleza com algum componente animal ou testado em animais e não frequenta parques de diversão e passeios que os exploram.

Você pode simpatizar com algumas das filosofias e adotar parte delas, o que é muito interessante. Mas veganos de fato seguem todas elas.

Hoje, o mercado criativo da alimentação tem excelentes queijos e leites feitos com castanhas, coco e outros ingredientes que substituem muito bem o produto animal.

Novamente, o Instagram do blog te ajuda a descobrir esses novos sabores pelo mundo e inspirar na alimentação natural.

Vegetariano

Aqui, só a carne de qualquer animal é excluída da alimentação. Mas não exclui outros produtos, como leite, ovos e mel.

Mas, novamente, não existe vegetariano que come peixe.

Plant based

Alimentação baseada em plantas, mas não necessariamente vegana, pois pode ter algum produto animal no preparo dos pratos.

A alimentação plant based usa  como base de toda comida os alimentos vegetais sazonais, ou seja, que são colhidos naturalmente naquela época do ano.

Podem ou não ter origem orgânica, isto é, sem adição de agrotóxicos durante o plantio.

Orgânico

Alimentos que não usam nenhum tipo de agrotóxicos durante o plantio ou produção. Por isso, alimentos orgânicos são sempre sazonais, ou seja, crescem naturalmente em determinada época do ano.

Restaurantes que se identificam como orgânicos não são necessariamente vegetariano, vegano ou plant based.

Muitas fazendas de animais para abate agora são chamadas de orgânicas.

Significa que a alimentação dos animais que serão mortos não leva agrotóxicos, os animais não tomam hormônios para engordar ou produzir mais e são criados livres até serem mortos.

Raw food

Como a tradução diz é a comida crua. Muitos chefs elaboram pratos criativos com pouco ou nenhum cozimento, o que retém muito mais vitaminas e sais minerais.

Essa gastronomia casa muito bem com plant based, mas não é, necessariamente, plant based, orgânica ou vegetariana.

Ayurveda

Ciência indiana milenar acredita na alimentação que previne doenças e até promove cura. É a escolha certa da comida para o equilíbrio do corpo.

Pessoas são classificadas de acordo com o tipo físico, temperamento e personalidade. A comida entra como remédio que harmoniza e equilibra.

Dicas vegetarianas e veganas pelo mundo, sigam-me os bons!

Londres para vegetarianos e veganos: 5 experiências gastronômicas fantásticas

Vegetarianos e veganos em Mônaco: Principado tem restaurante orgânico com Michelin

Descubra oito crueldades com animais no turismo para jamais fazer na vida!