Poucos sabem, mas Walt Disney não criou a primeira Disney da Califórnia, em 1955, do nada.
Antes de bolar seu parque, Disney realizou diversas visitas a Tivoli Gardens, em Copenhagen, na Dinamarca, e ficou fascinado com a atmosfera lúdica do local. O parque, que hoje esbanja um charme retrô, foi criado em 1843.
Entre os brinquedos imperdíveis, estão a montanha-russa de madeira de 1914, a mais antiga do mundo, e a roda-gigante retrô, que é campeã de pedidos de casamento.
Para os radicais, o parque tem um brinquedo chamado Vertigo, que vira visitantes de cabeça para baixo a 100 km/h e Demon, que faz loopings de cabeça para baixo enquanto você coloca óculos pra viver uma aventura virtual.
Fiquei lá nas atrações que me inspiram nostalgia, bem no clima desse vídeo aqui:
Flores, teatro e comidinhas
Os jardins do Tivoli são impecáveis. Quem ama tulipas, em especial, vai se encantar com essas flores em diversas cores.
A atmosfera lúdica também está nos food truks. Esqueça a dieta. Comidinhas, lanches, doces coloridíssimos, sorvetes estão espalhados pelo parque.
O chiquérrimo restaurante Nimb, complexo de hotel e restaurante de luxo dentro do parque, vale a visita. Se quiser jantar ou almoçar no local, tem que reservar mesa.
O teatro chinês é uma das estrelas do Tivoli. Entre as apresentações, não perca a peça que conta a história de amor do Pierrot e Colombina.
Durante a Segunda Guerra Mundial, reza a lenda que os dragões chineses protegeram o teatro da destruição, uma vez que bombas foram colocadas no local, mas não explodiram.
Já o Teatro Arena, também no parque, não teve a mesma sorte e foi bombardeado.
Como chegar
O Tivoli Gardens está localizado no coração de Copenhague, de fácil acesso e pertinho da estação central. Impossível não vê-lo.
Quem compra o Copenhague Card tem direito ao ingresso de entrada no parque, mas o ticket de cada brinquedo tem que ser comprado separadamente.
O parque vende um ticket para passar o dia e usar todos as atrações, por 290 coroas dinamarquesas (cerca de R$ 150).
Mais Dinamarca pra vc!
*Christiania vive Sociedade Alternativa de Raul Seixas
*Onde comer bem e fazer happy hour em Copenhague
*O museu mais lindo que já fui fica do lado de Copenhagen