Compartilhar:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
Pinterest

Já pensou em pegar estrada no Brasil com um carro elétrico? Um dos símbolos de sustentabilidade na mobilidade, veículos elétricos já fazem parte das nossas road trips.

Fiz uma viagem de 700 km com um 100% elétrico Volvo e senti que a tecnologia é nosso presente, e não só o futuro.

Algumas montadoras, inclusive, já anunciam que, nas próximas décadas, vão parar de vender carros a combustão.

Mas muitos viajantes ainda têm dúvidas para pegar a estrada com elétricos, especialmente, sobre recarregamento desses carros.

Volvo C40 - elétrico - Foto Leo Sposito

Posto de recarregamento rápido Volvo foi inaugurado em Avaré (SP) – Foto: Leo Sposito

A malha de eletropostos, com pontos de carregamento pelas estradas, está em expansão no setor privado.

A infraestrutura brasileira ganhou mais um ponto rápido de recarregamento, localizado na Rodovia Castelo Branco, uma das mais importantes de São Paulo. Foi inaugurado em Avaré (SP).

É o terceiro eletroposto de carregamento rápido da Volvo no Brasil. Gratuito, ele recarrega totalmente um elétrico em 45 minutos, com 150 kWh.

Qualquer carro elétrico pode recarregar por lá, não só os da marca sueca.

“Precisamos desenvolver a infraestrutura, eletrificar malhas rodoviárias, e estamos fazendo nossa parte. É um caminho sem volta e tem muita demanda. Com esse trabalho já deixamos de emitir 1.500 kg de gás carbônico”, diz Mirela Cambrea, gerente de estratégia de eletrificação da Volvo no Brasil.

Para evitar interrupções e ajudar em qualquer problema, o eletroposto é monitorado todos os dias, 24h, com câmeras e dados do carregador.

Para saber onde há uma carregador rápido, para programar sua road trip, os carregadores estão demarcados no app Waze, com o nome de Eletroposto Carga Rápida Volvo.

No total, 13 carregadores rápidos estarão disponíveis nas rodovias de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas nos próximos meses. Já os carregadores Volvo Walbox, para híbridos, que já passam de mil pelo País.

Neste link você desvenda 4 principais dúvidas sobre recarregamento de elétricos. Quanto demora para recarregar? É pago?  Pode recarregar na tomada de casa?

700 km e uma recarga

Dirigi o último carro lançado pela Volvo, o C40 Recharge Pure Electric, por 700km em uma road trip de são Paulo e Bauru (SP), ida e volta, e descobri algumas peculiaridades nos elétricos.

Em primeiro lugar, o silêncio, que é comum a todos elétricos. No C40, chega a ser absurdo, a ponto de eu duvidar se o carro estava mesmo ligado.

Além de 100% elétrico, o SUV segue a linha sustentabilidade unida à alta tecnologia. O interior é livre de couro, ou seja inteiro vegano, inclusive, com o uso de garrafa PET reciclada em alguns detalhes.

 

O painel multimídia já vem conectado à internet, com Google Automotive Services, que, além de apps da Google, como o maps, obedece a comando de voz.

O carro ainda tem portas que trancam sem que você precise encostar a mão no veículo, e pilot assist, uma espécie de piloto automático que dirige sozinho.

Após você definir a velocidade e a distância máxima que quer do carro da frente, sensores e câmeras monitoram as faixas das vias, fazendo, inclusive, curvas sem que o piloto encoste no volante.

O sistema comanda ainda a aceleração e a frenagem, o que faz com que o carro controle a distância do carro da frente. Diminui a velocidade e até para o carro sozinho, em caso de engarrafamento.

Volvo C40 Recharge - Foto Fabio Aro

Volvo C40 Recharge une alta tecnologia com projeto de sustentabilidade – Foto Fabio Aro

Em segundo lugar, desvendei o mito do carregamento, tirando de vez o medo de “ficar na mão”.

Recarregar um carro elétrico não é um bicho de 7 cabeças, e cada vez mais as estradas ganham infra-estrutura para isso.

Durante minha viagem, parei para recarregar em Avaré, no eletroposto rápido da marca sueca.

Como é monitorado por câmeras, você pode deixar o carro conectado tranquilamente enquanto faz um lanche. E, 40 minutos depois, já estava de volta à estrada.

Painel multimídia já vem conectado à internet com pacote Google, que inclui o comando de voz – Foto: Leo Sposito

Além do carregador rápido, há também o Volvo Wallbox, mais lento, ideal para carros híbridos.

Com alta tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro tem autonomia de 440km, com uma única carga. No sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.

O C40 permite ainda uma aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,7 segundos, com limitador de 180km/h.

Programe sua road trip

Qualquer elétrico, mesmo que não seja Volvo, pode recarregar gratuitamente os eletropostos da marca sueca no Brasil – Foto: Leo Sposito

Descubra abaixo as rodovias que já têm e as que receberão os carregadores rápidos Volvo nos próximos meses.

– Cajati (SP) – Rod. Regis Bittencourt – Instalado

– São Sebastião (SP) – Rod. Dr. Manoel Hipólito do Rêgo – Instalado

– Avaré (SP) – Rod. Castello Branco – Instalado

– Botucatu (SP) – Rod. Marechal Rondon

– São Carlos (SP) – Rod. Washington Luiz

– Porto Ferreira (SP) – Rod. Anhanguera

– Uberlândia (MG) – BR-050

– Cambui (MG) – Rod. Fernão Dias

– Oliveira (MG) – Rod. Fernão Dias

– Itaipava (RJ) – Rod. Washington Luiz

– Cubatão (SP) – Rod. Dos Imigrantes

– Ubatuba (SP) – Rod. Oswaldo Cruz

– Jacareí (SP) – Rod. Presidente Dutra

Destinos sustentáveis e roteiros plant based pelo mundo: siga @ladobviagem

O que fazer em Mônaco, pequeno país, um gigante em sustentabilidade

Carro pet friendly vira um apê para viagem com cães grandes

Jericoacoara radical: Duster GoPro vence dunas de 20 m e filma toda aventura

Descubra a ilha das tartarugas gigantes de Seychelles: Curieuse island