Twitter
Visit Us
Follow Me
Pinterest

Por Aurora Aguiar*

Um dos paraísos brasileiros, a praia de Pipa, em Tibau do Sul, a 85 km de Natal (RN), está preparada para receber turistas com segurança em tempos de covid.

Testei o destino para um roteiro maravilhoso (e seguro) em Pipa, especialmente para os internautas Lado B Viagem.

Todos os cuidados dos hotéis, bares, restaurantes e passeios estão estão alinhados com as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde). E para quem ama viajar com segurança, isso é maravilhoso.

Praia do Madeiro – Tibau do Sul – RN, litoral Sul de Natal, 78 km da Capital (foto Andersonfotospro)

Para Bruno Le Moal, diretor do Madeiro Beach Hotel, adequar-se foi um grande desafio: “Foi como começar do zero”.

“Capacitamos todos os nossos gestores para treinar nossos colaboradores quanto às regras de higiene pessoal e uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para que na reabertura com toda a segurança”, explica.

pipa

Essa piscina! Cercada por palmeiras e outras árvores tropicais, a piscina do Madeiro Beach Hotel tem areia trazida de Ibiza (Divulgação)

Na prática, hoje, o trabalho de conscientização as novas normas é constante, contou Le Moal.

“Na reserva, há um manual do nosso atendimento. Fazemos pré check-in on-line para evitar filas na recepção. O uso de máscara nas áreas comuns é obrigatório. Pedimos que os hóspedes evitem aglomerações entre pessoas que não sejam da mesma família”.

A preocupação com a segurança de quem se hospeda o espaço, fez com que o hotel ganhasse o selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo.

Centrinho de Pipa

Das galerias do centro de Pipa, a Vila Mangueira, chama a atenção por sua arquitetura inspirada no estilo de cidades da Grécia, como Mykonos.

Lá, encontramos o elegante Nativos Bar que, além de oferecer os drinks mais deliciosos, tem equipe altamente preparada para receber com segurança.

Avisos sobre uso de máscaras e pedidos para se evitar aglomerações são feitos de modo efetivo, mas com muita sutileza. Sua passagem pelo bar será uma experiência única.

Dicas de drinks? Sim, nós temos! Prove duas versões criadas pelo barman Pedro Gunther.

pipa

Drinks do Nativos Bar criados especialmente pelo barman Pedro Gunther  (Pedro Gunther / Divulgação)

À esquerda, bebida com morangos, toques de hortelã, gotas de limão siciliano e gin beefeater pink, tudo decorado com clitória, uma flor tailandesa.

Na segunda opção, caipifrutas de abacaxi e morango, perfeitas para uma noite quente. Para beliscar, peça as famosas pizzas quadradas.

A famosa e deliciosa pizza quadrada servida pelo Nativos Bar (Divulgação)

Ainda no centro da Pipa, prove os chopes artesanais no Birring in Paradise. A casa está com uma nova carta de bebidas que vale a pena ser conferida.

O destaque vai para o chopp de trigo com goiaba. Leve e saboroso, dá para tomar alguns copos dessa maravilha!

A equipe, liderada pelo proprietário Patrício Ferrari, também segue em seu estabelecimento normas da OMS (Organização Mundial da Saúde) para atender seus clientes.

Chopp tirado na hora e petiscos do bar (Divulgação)

Pé na areia

Ao longo das 9 praias que formam o balneário de Pipa (Praia do Giz, Cacimbinhas, Madeiro, Baía dos Golfinhos, Praia do Centro, Amor, Minas, Cancela e Sibaúma) há barracas e vendedores ambulantes, todos respeitando as regras.

O uso de máscaras por esses profissionais e a disposição de álcool líquido ou gel para higienização estão presentes nesses pequenos negócios por toda a orla marítima.

Ao chegar no quiosque Piparadaise Beach Bar, na belíssima Praia do Amor, mesas, esteiras e cardápios são desinfectados na frente no cliente.

Na Praia do Amor, foram gravadas cenas da novela Flor do Caribe, da Globo.

Piparadaise Beach Bar

Depois disso, é só aproveitar a beleza do mar. As piscinas naturais aparecem bem de frente ao bar quando a maré está baixa.

A vista é um espetáculo à parte. Nossa dica sobre o que provar no local é a caipirinha de abacaxi, morango e cajá acompanhada de petiscos.

Se estiver na praia do Madeiro não deixe de conhecer a Barraca do Francisco, ou melhor, o quiosque do Chiquinho, como prefere ser chamado.

Lá, a cortesia e a higiene são pontos fortes do local. No cardápio, refeições para duas, três e até quatro pessoas.

Limpeza rigorosa das mesas e álcool para os clientes são alguns dos cuidados que Chiquinho tem em sua barraca (Divulgação)

É diversão que você quer?

Com 12 anos de história, a Pipa Aventura, a maior agência de ecoturismo da região, oferece passeios inspiradores e desafiadores para pessoas de todas as idades.

Também alinhada com os protocolos de segurança da OMS (Organização Mundial da Saúde) é possível se divertir com toda a segurança.

Dentre os passeios oferecidos, recomendamos um city tour a bordo de um Camaro Amarelo. Com ele, a pessoa pode conhecer as praias mais afastadas do centro e se encantar com a vista do Chapadão, cartão postal de Pipa.

O passeio ainda passa pela Praia das Minas e vai até a vila de Sibaúma.

Mas se você tem o perfil mais radical, não deixe de pilotar quadriciclos (há diversas rotas) e encarar uma tirolesa de 300 metros de altura sobre a mata.

Testamos, aprovamos, e amamos a aventura. A agência ainda oferece passeio de lancha, buggy, mergulho, kite surf e barco.

De braços abertos para a vida: passeio de camaro amarelo para as praias mais afastadas e vista do Chapadão, (Divulgação)

Surfe

E por fim, já que está com pé na areia de Pipa, por que não realizar o sonho de aprender a surfar?

Não são poucas as pessoas que já passaram dos 30, 40 e até 50 anos que estão experimentando o esporte. Também na praia do Madeiro, você encontra a rapaziada da Evolution Surf School.

Eles garantem que com apenas uma única aula você consegue já ficar de pé. A pessoa que vos escreve só não tentou por “motivos de joelho ruim”.

Nesse caso, escolhi um passeio mais tranquilo que foi o caiaque. Faça, você também vai se divertir!

Lembrando também que todos os equipamentos da escola são higienizados antes de cada uso.

Aprenda a surfar com a galera da Evolution Surf School. em Pipa

*Aurora Aguiar, há 20 anos no jornalismo, é especialista em famosos e amante de destinos maravilhosos

 

Roteiros sustentáveis, vegetarianos e alinhados à proteção animal

Siga Lado B Viagem

View this post on Instagram

Manda nudes😅 já fez topless? Onde? Conta aí. E ficar nu em uma praia ou hotel de naturalismo? . É difícil tirar a roupa. Passei 5 dias lá e no máximo fiz um topless 😅 . Na Jamaica, o @hedonismjamaica é um resort all inclusive onde vc pode andar pelado não só na praia, mas em todo lugar. A liberdade sem julgamentos . Foto com @goprobr @gopro #hero8black que me salva em passeios de mergulho, caiaque com todas as cores daquele lugar lindo . #gopro #hero8black #jamaica🇯🇲 #iamatraveller #minhaviagemlivre #uolviagem #paradise🌴 #veganblogger #vegetarianblogger #hedonismjamaica🇯🇲 #paddling #island #islandlifestyle #nudism #naturalism #hedonism_travel #topless #toplessbeach #toplesstravels

A post shared by Andrea Miramontes ∙ Travel ♻️ (@ladobviagem) on

View this post on Instagram

🐢 mocinha centenária na ilha das tartarugas gigantes 🤩- 200 anos e mais de 100kg, neste paraíso na costa da África, em pleno Oceano Índico, em Seychelles . Passe a seta do post e comente aqui: – tartaruga que teve a perna comida por predadores 😢 – chegada à ilha exótica – vídeo com uma delas de pé, ao lado de turista 😱😱 . 🐢 chegam a 300 kg e vivem até 200 anos. Se eu fosse vc iria👆🏻no stories de Seychelles 🐢🌴❤️ . @visiteseychelles @visitseychelles Estou escrevendo agora sobre o destino. Seychelles é um paraíso, mais de 100 ilhas na costa da áfrica formam o arquipélago. Entre elas está essa, onde as tartarugas gigantes vivem soltas e são protegidas 🙌🏻 . #animalprotection #turtle #meucliqueestadao #meucliquenafolha #minhaviagemlivre #giantturtle #seychelles🇸🇨 #bestvacations #paradise #island #vegetariantravel #vegan #veganblogger #vegetarianblogger #animalprotection #protetoradeanimais #veganismo

A post shared by Andrea Miramontes ∙ Travel ♻️ (@ladobviagem) on

O que fazer em Mônaco, pequeno país, um gigante em sustentabilidade

Camden Town, a meca do fast food vegano em Londres