Para comemorar o Dia Mundial do Veganismo, comemorado em 1 de novembro, a companhia aérea Emirates criou novas opções veganas a bordo.
Um cardápio com pratos veganos gourmet foi introduzido na Primeira Classe e na Classe Executiva, enquanto os menus veganos da Classe Econômica foram atualizados.
A Emirates serve opções veganas em seus voos desde a década de 1990, e agora vê a demanda plant based aumentar.
No início, os pratos veganos eram servidos em rotas específicas. Mas pratos veganos ganharam popularidade nas rotas para os Estados Unidos, Austrália, e em algumas rotas da Europa e do Reino Unido.
Houve um aumento considerável no interesse por pratos veganos na última década. E, atualmente, a aérea oferece mais de 180 receitas à base de plantas para clientes veganos.
Cardápio
O cardápio vegano da Primeira Classe e da Classe Executiva demorou um ano para ser desenvolvido.
O menu foi o foco de várias apresentações e degustações, com contribuições de diversos especialistas em cozinha, como chefs de especialidades chinesas, indianas e árabes, para criar uma ampla variedade de sabores e texturas.
A equipe de degustação incluiu chefs e membros da equipe veganos e não veganos para garantir uma abordagem inclusiva.
Na Classe Econômica, os cardápios veganos também são atualizados todos os meses, oferecendo uma grande variedade de pratos aos viajantes frequentes.
Melhores veganos e vegetarianos pelo mundo: SIGA @ladobviagem
Os favoritos atuais dos passageiros incluem uma mousseline cremosa de espinafre e abacate, com tofu marinado, ervilhas fervidas, rabanete, aspargos, sementes de romã, fitas de abobrinha e óleo de sriracha.
Também são muito populares: quinoa multicolorida com purê suculento de pera caramelizada e aipo, couve-flor assada, cenoura cozida, couve salteada e pesto de lovage, além de risoto de cevada com cogumelos, servido com tomate seco, castanhas na manteiga, brócolis fervido e sementes de abóbora torradas.
As sobremesas veganas são tentadoras. Destacam-se o bolo de creme de chocolate amargo com morangos frescos, a torta de limão com creme de coco e o cheesecake de tofu de chocolate com compota de morango.
Qualidade
Os produtos alternativos usados a bordo da Emirates incluem queijo vegano artesanal, farinha de grão de bico em vez de farinha branca.
Creme de coco ou vegetal é usado no lugar de creme de leite integral, manteiga de coco ou margarina no lugar de manteiga de leite, e óleo de coco e linhaça são usados como alternativas mais saudáveis ao óleo vegetal.
Os pratos também incluem uma variedade de superalimentos, incluindo sementes de quinoa preta e branca ricas em antioxidantes, que ajudam a baixar os níveis de colesterol e açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes e doenças cardíacas.
O novo cardápio vegano da Primeira Classe e Classe Executiva apresenta koftas exclusivas, feitas com produtos à base de plantas da renomada empresa de carnes Beyond, feita de plantas.
As sobremesas veganas foram criadas usando chocolate amargo orgânico com 60% de cacau cru proveniente da República Dominicana.
Os pratos veganos contam ainda com refrescantes sucos Vitality, uma variedade de sucos criada pela Barakat, marca querida pela população dos Emirados Árabes Unidos.
Cada suco vegano e sem glúten possui vitaminas essenciais, minerais, fibras e antioxidantes, sem adição de açúcar, aditivos ou conservantes.
Origem sustentável
Muitas verduras, frutas e vegetais, provenientes de vários fornecedores dos Emirados Árabes Unidos, incluindo couve, tomate cereja, folhas para salada e ervas frescas cultivadas localmente na Bustanica.
A Bustanica é a maior fazenda hidropônica vertical do mundo, um investimento de US$ 40 milhões em uma joint venture por meio da Emirates Flight Catering.
O ciclo de produção contínuo garante produtos perfeitamente frescos e limpos e cultivados sem pesticidas, herbicidas e mais produtos químicos.
Melhores veganos e vegetarianos pelo mundo: SIGA @ladobviagem
Como é a viagem de trem de primeira classe de Edimburgo a Londres?
Vegetarianos e veganos em Mônaco: Principado tem restaurante orgânico com Michelin
Delicioso, chá das 5h vegano em Londres tem trufas negras e espumante
Londres para vegetarianos e veganos: 5 experiências gastronômicas fantásticas
No Dia Mundial do Veganismo, descubra restaurantes com comida vegana em São Paulo