Twitter
Visit Us
Follow Me
Pinterest

A festa de Ano Novo em Edimburgo, capital da Escócia, dura três dias. Trata-se do incrível festival de arte e música Hogmanay.

A festança acontece nas ruas e nos jardins históricos, como no Princes Street Gardens, um dos jardins mais lindos da Escócia, e na Royal Mile, conjunto de ruas medievais que se ligam ao Castelo de Edimburgo.

Música, artistas de rua, DJs, arte circenses, projeções de luzes em prédios e até na muralha do castelo embalam uma multidão que escolheu virar o ano com muita festa.

Esse vídeo mostra um pouquinho do que que foi a virada em 2018 e o que se espera para o próximo:

Hogmanay começa em 30 de dezembro, com comemorações a noite toda, mesmo em temperaturas que podem chegar a 1°C. Mas quem sente frio?

Na abertura, acontece a Torchlight, procissão de luzes que atravessa o coração histórico da cidade, descendo a Royal Mile, em torno do Palácio Holyrood e do Parlamento Escocês. Esculturas gigantes feitas por jovens artistas escoceses serão vistas por todo caminho.

Um concerto icônico, o Candlelit Concert, acontece na Catedral de St Giles. A virada do dia 31 será em West Princes Street Gardens com banda ao vivo. 

 

Bondes gratuitos circulam até as 5h da madrugada. No dia primeiro dia de janeiro tem  música celta medieval, em uma parceria com o Celtic Festival. 

O festival  é pago, e pacotes para curtir as três noites custam a partir de £ 299 (cerca de R$ 1.400).

Virada especial

A festa da virada de Edimburgo de 2019 quer marcar as conexões do país com toda a Europa.

Apesar de 2019 marcar o ano em que o Reino Unido, que inclui a Escócia, deixa a UE, o país reforça que é parte continental da Europa e vai usar o festival para reforçar laços.

“É hora de celebrarmos nossos laços com a Europa e pedir ao mundo que diga – “We love you”, reforça a organização do evento.

Festival escocês de 3 dias atrai multidão nas ruas de Edimburgo (foto: Divulgação/ Susie Gray)

Onde ficar

Para se hospedar em Edimburgo, indico o The Scotsman Hotel, que fica do lado de onde acontece toda essa festa.

 

Trata-se de um hotel de luxo, em um edifício histórico maravilhoso do século 19, cujas tarifas são acessíveis.

O hotel icônico fica na divisa da cidade nova com a cidade antiga, a poucos passos do castelo e do Princes Street Gardens, onde acontece a virada.

Pertinho do hotel também está o roteiro incrível para quem quer seguir os passos em que JK Rowling se inspirou para criar Harry Potter.

 

Para essa viagem à Escócia, usei o seguro viagem GTA, que tem todas as coberturas das quais eu preciso.

O blog Lado B Viagem viajou a convite do Visit Britain

Réveillon em Edimburgo Hogmanay., festival de arte e música de três dias pela ruas (Reprodução/Youtube)