Compartilhar:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
Pinterest

Este foi o ano em que mais pessoas começaram a meditar. Tentaram, aliás, pois não é fácil como parece.

Muitos viajantes também já não me procuram mais para dicas de lugares agitados, mas sim, destinos que inspirem mudanças na vida,  aprendizado e mais tranquilidade na mente.

Alguns caminhos levam a isso. Sigo dois deles, meditação com um profissional e viagens transformadoras. Não consigo fazer sozinha em casa e preciso de ajuda.

Mesmo no friozinho, entrei! Uma das piscinas externas. Olha a mata da Serra da Mantiqueira, gente!

“Meditação uma tentativa de trazer a pessoa para o presente, controlar melhor os pensamentos, medos e ansiedades”, diz o professor Cristiano Collyer, da academia Competition em São Paulo, onde treino pilates e ioga.

Logo abaixo do vídeo com dicas para meditar, vou colocar 3 viagens que me ajudaram a mudar o olhar neste ano.

1 – Mudança: troque hábitos de vida

Escolha um lugar que você se identifique com a filosofia. Estive em Penedo (RJ), no Rituaali. Mais do que um spa e hotel rodeado pela Serra da Mantiqueira, o lugar é uma clínica que ajuda a reeducar hábitos alimentares e de vida.

O hotel com tudo incluso segue a linha da gastronomia vital, preparada com alimentos de origem vegetal, sem o uso de estimulantes ou agrotóxicos. E assim também vai ser a ceia de Natal.

Tratamentos de hidroterapia, massagens e consultas médicas estão inclusos no programa.

Lá consegui começar a meditar, entre um tratamento e outro.

Para quem quer uma virada de ano focada em saúde, a ceia do Rituaali também será toda orgânica e plant based. No dia 31 o psicoterapeuta Juan Carlos Picasso fará palestras interativas com os hóspedes.

2 – Conhecimento: encante-se com um novo mundo

Visite um novo mundo em 2019. Também consegui me concentrar diante de uma maravilha da arquitetura.

Quando topo com algo que me encanta muito, no momento do choque de beleza, respiro, agradeço (parece clichê, mas não é!) e vivo aquele momento com foco. Isso também é meditação, ou seja, estar realmente presente.

Em setembro, estive na inauguração do V&A Dundee, na Escócia, o primeiro V&A fora de Londres.

O novíssimo prédio à beira do rio Tay, em Dundee, é um daqueles cartões-postais mundiais que você demora a acreditar que está, mesmo, diante dele.

O novo museu V & A Dundee fica à beira do Rio Tay na Escócia

V&A Dundee foi projetado pelo mesmo arquiteto responsável pelo estádio olímpico do Japão para 2020, Kengo Kuma, com quem também conversei.

Ainda na Escócia, fiquei em choque com a beleza de Edimburgo e sua área medieval muito bem-reservada, a Old Town.

Na caminhada até o Castelo de Edimburgo, topei com cenas que me ajudaram a focar e centrar ainda mais no que realmente importa para mim.

3 – Cultura: deixe a arte te transformar

Arte transforma, ajuda a raciocinar e a deixar a vida mais leve. Também pode ser uma porta de entrada para a concentração e meditação.

Tive uma imersão em arte neste ano, durante uma viagem a Toronto, no Canadá. Trata-se do festival Nuit Blanche (noite branca, em francês).

Centro de Toronto fica lotado com a festa da arte Nuit Blanche, que aconteceu em 29 de setembro

Foram 12 horas de arte gratuita, espalhadas nas ruas da metrópole, durante a madrugada. Uma loucura, experiência inesquecível, que desperta sua criatividade e pode ser um canal para uma mudança na forma de ver a vida.

Em 2019, o Nuit Blanche acontece entre setembro e outubro, e há voo direto do Brasil para Toronto, pela Air Canada.

Essas e mais algumas viagens que fiz me ajudaram a ver a vida fora da caixa, com foco no que busco.

Espero que em 2019 você consiga, quem sabe, ter alguma dessas mesmas experiências transformadoras, ou outras, que te ajudem a meditar, focar e se conhecer.

Depois, me conta pelo Instagram em um comentário sobre seus planos de viagem para o ano que vem.

Boas festas e excelentes transformações!