Canadá é o país preferido de brasileiros que querem estudar fora do Brasil, de acordo com a pesquisa Belta (Associação de Agências de Intercâmbio) de 2023.
E a principal forma de chegar ao país é com a Air Canada, que tem voos direto diários do Brasil e nos conecta com todo o Canadá. Veja mais abaixo as rotas.
Além do foco no público brasileiro, a cia aérea canadense se destaca pelo empenho em se tornar cada vez mais sustentável, política no DNA do canadense, que tem 35% de seu país formado por florestas preservadas.
Até 2050, a empresa quer zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa em todas as operações globais, como meta principal de sustentabilidade.
Foi também uma das pioneiras a entender que investir em aeronaves e voos mais sustentáveis é um caminho irreversível e hoje tem alguns dos aviões mais tecnológicos do mercado, aviões mais leves.
De acordo com Giancarlo Takegawa, diretor geral da Air Canada no Brasil, está nos planos o investimento de US$ 50 milhões em combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) e reduções e remoções de carbono até 2030.
Em curto prazo, a companhia aposta na redução de 20% de Gases de Efeito Estufa das operações até 2030 aéreas em comparação com a linha de base de 2019.
“Nossas iniciativas vão desde melhorias operacionais, como taxiamento monomotor, até redução de peso das aeronaves com bagagem leve da tripulação e carrinhos de bordo mais leves”, ressalta Giancarlo.
De acordo com ele, a Air Canada melhorou o plano de abastecimento, orientando os pilotos e os fornecedores de combustível a reduzir o excesso de combustível, economizando aproximadamente 915 toneladas métricas de CO2 por ano.
“Também vamos reduzir as emissões de gases efeito estufa com a utilização de energia alternativa para alimentar os veículos de apoio terrestre, além da substituição dos tratores de bagagem a diesel por tratores com bateria de lítio. Isso contribuiu para a redução de mais de 112 toneladas de emissões de GEE desde dezembro de 2020. A bordo, desde 2019, 47,8 milhões de itens plásticos descartáveis foram removidos dos voos e 16,8 toneladas de têxteis aeronáuticos reciclados”, reforça Giancarlo.
Na operação, ainda aposta na utilização de energia alternativa para alimentar os veículos de apoio terrestre e da substituição dos tratores de bagagem a diesel por tratores com bateria de lítio, o que contribuiu para a redução de mais de 112 toneladas de emissões dos gases desde dezembro de 2020.
Desde 2019, foram removidos dos voos 47,8 milhões de itens plásticos descartáveis, e 16,8 toneladas de têxteis aeronáuticos foram reciclados.
“O programa Leave Less da Air Canada é revolucionário e muito estratégico para a empresa. Vale a pena visitar a nossa página para saber mais”, afirma Giancarlo.
Luta contra tráfico de animais
Entre os temas sustentáveis defendidos pela Air Canada está também luta contra o comércio ilegal de vida selvagem.
Como? Com o compromisso de não transportar animais vindos do tráfico de animais, um dos setores mais lucrativos do mundo, que só fica atrás do de drogas, armas e tráfico de pessoas.
Em 2020, a Air Canada assinou a Declaração do Palácio de Buckingham e tornou-se a primeira companhia aérea norte-americana a possuir a certificação IATA de Comércio Ilegal de Vida Selvagem.
Com isso, assume o compromisso de reduzir a probabilidade de transporte de produtos ilegais de vida selvagem.
Voos diretos
Os voos diretos do Brasil para o Canadá partem de São Paulo a Toronto e de São Paulo a Montreal. Desses destinos, a Air Canada conecta o passageiro para qualquer ponto do país.
Para Toronto os voos são diários partindo de São Paulo, e já para Montreal, acontecem três vezes por semana.
Usei o voo de Toronto para fazer meu intercâmbio 45 + em Vancouver. Em Toronto, troquei de aeronave para embarcar ao meu destino final, sem me preocupar com minha bagagem.
Você somente pegará a mala despachada no destino final.
Na aeronave, são três classes de voo: executiva, prêmium e econômica, onde voei.
Mesmo na econômica, todas as poltronas têm Tvs individuais, com filmes e séries que amo, o que era muito comum no passado mas hoje muitas aéreas não disponibilizam mais. Também é servido vinho durante as refeições.
Nas refeições, se você quer uma alimentação vegana, vegetariana ou com outras restrições, deve pedir a comida especial, ao menos, um dia antes do voo.
Para saber sobre visto, a escola de intercâmbio e mais detalhes da viagem 45+ veja este artigo.
E Já siga o @ladobviagem para viagens incríveis, sustentáveis e 45+
Fiz Intercâmbio aos quase 50 anos e encontrei alunos de mais de 60
Graffiti Alley, o Beco do Batman canadense, no roteiro de street art em Toronto