Compartilhar:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
Pinterest

Pelo terceiro ano, um prêmio a iniciativas do bem joga luz em projetos, mesmo os de pequenas empresas e organizações, mas que fazem enormes diferenças no País: o Prêmio Impactos Positivos.

Trata-se de um dos prêmios de sustentabilidade mais importantes do Brasil.

Na última quarta-feira, dia 30 de novembro, foi realizado na sede do Cubo Itaú, em São Paulo, o Encontro Impactos Positivos, que divulgou  os vencedores deste ano.

Conhecido como “Oscar do Bem”, a iniciativa reconhece empresas e organizações que desenvolvem projetos e negócios inovadores que impactam positivamente a sociedade, contribuindo para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

Há vencedores de várias atividades, como Acmella Beauty (Macapá, Amapá) e seus fitocosméticos sustentáveis e hipoalergênicos e a Central da Visão (São Paulo, São Paulo), cirurgias oftalmológicas acessíveis.

Em Comunidades, o Passos da Criança (Curitiba, Paraná), ganhou com o seu atendimento voltado para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Todos os vencedores receberam um troféu criado pelo artista plástico Ciro Schu, com o patrocínio de Roberta Pardo, bem como consultorias, mentorias e outras ferramentas de conhecimento oferecidas pelos parceiros do prêmio.

Para a empresária Gisele Abrahão, idealizadora do prêmio, a iniciativa mostrou a força do ecossistema de impacto no país.

“Foram 265 projetos inscritos e mais de 30 mil votos na plataforma. Recebemos inscrições de norte a sul do Brasil, de pessoas e empresas que estão fazendo a diferença no nosso país, que estão implementando práticas mais sustentáveis e mais humanas que impactam suas comunidades, o país e o mundo”, afirma.

Entrega do Oscar do bem

A programação do evento, sede do Cubo Itaú, em São Paulo, incluiu cases de negócios de impacto, palestras e mesas redondas com profissionais de destaque.

Foram abordados temas relevantes no cenário desafiador enfrentamos, como mudanças climáticas, educação, inovação e tecnologia, importância da gestão ESG nas empresas, COP 27,  entre outros.

Um dos palestrantes foi Hugo Bethlem, presidente do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, cuja missão é transformar a forma de fazer investimentos e negócios no Brasil  a fim de diminuir as desigualdades.

Segundo ele, é preciso que as empresas se tornem conscientes do seu papel na sociedade e não busquem só o lucro.

“Um negócio é bom quando cria valor, ético, quando baseado numa troca voluntária e nobre, quando eleva a nossa existência.  É heroico, quando tira as pessoas da pobreza gerando prosperidade, diz

E explica que, para isso, é fundamental que a empresa tenha um propósito e alinhe sua visão estratégica a esse propósito, “para gerar impactos sociais e ambientais positivos”, finaliza. Você pode assistir ao evento inteiro neste link.

Destinos fantásticos e sustentáveis: SIGA @ladobviagem no Instagram

Faço também roteiros veganos e vegetarianos pelo mundo, como o Camden Market:

 

Trem das Nuvens, nas montanhas argentinas, ajuda comunidades locais

O que fazer em Mônaco, pequeno país, um gigante em sustentabilidade