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Uso de máscaras a bordo, mudança do espaço interno e até testes rápidos antes de embarcar são a nova realidade do passageiro daqui em diante.

Tudo mudou por causa da pandemia de coronavírus, e as medidas devem continuar até que se encontre uma vacina e a doença seja completamente controlada.

De antemão, ao voar a partir de agora, já aconselho que o passageiro leve seus próprios itens de conforto a bordo, como fones de ouvido, travesseiros e manta para viagem.

Itens a bordo deverão ser reduzidos em todas as companhias. Previna-se.

Também recomendo que chegue com ainda mais antecedência ao aeroporto. Muitos totens eletrônicos de check in deverão ser desativados, o que vai aumentar as filas.

As filas vão obedecer padrão de distanciamento, e o procedimento de embarque, com certeza, será mais lento.

Máscaras

Lufthansa, Delta, Air Canada, Amaszonas, Emirates, Air Europa, Azul, Latam, Gol, Air France e KLM comunicaram a obrigatoriedade e/ou recomendação do uso de máscaras durante todo o voo.

Em geral, passageiros devem providenciar sua máscara.

A  norte-americana Delta e a boliviana Amaszonas avisaram que podem fornecer as máscaras aos clientes, caso tenham a bordo.

Em todos os voos de todas as companhias, o passageiro vai encontrar funcionários de máscaras e com protocolo de conduta que vise o mínimo de interação, por segurança.

Layout e itens a bordo

Preparem-se para mudanças. Foram anunciados mais espaço ao cliente, menos bagagem a bordo e até o corte de itens como cobertores e revistas.

Para ajudar a manter o distanciamento social, a Delta bloqueou os assentos do meio, diminuindo o número de passageiros embarcados por voo.

A Air Canadá anunciou mudanças internas nas aeronaves. Até o dia 30 de junho de 2020, a empresa vai passar a oferecer mais espaço pessoal na econômica.

A canadense também limitou o número de passageiros, bloqueou assentos e vai distribuir kits de cuidados pessoais com itens desinfetantes aos clientes.

Na Emirates, não serão aceitas bagagens de cabine. A bagagem de mão permitida será limitada a notebook, bolsa, maleta de mão ou itens de bebê. Todo resto será despachado.

A árabe fez ajustes temporários no serviço de bordo, como uso de garrafas de água individuais e a remoção de travesseiros e cobertores.

A Gol anunciou a suspensão do serviço de bordo, distribuição da revistas apenas sob solicitação, lacradas.

Air Europa eliminou materiais impressos e as revistas de bordo. Serão distribuídas bolsas com o cardápio e uma garrafa de água por passageiro.

Testes de saúde

A Air Canada será a primeira companhia aérea nas Américas a checar a temperatura dos clientes antes do voo.

A verificação obrigatória de temperatura será feita por infravermelho.

Clientes considerados não aptos para viajar terão suas reservas remarcadas gratuitamente, mas a pessoa deverá apresentar uma autorização médica antes da viagem.

A Emirates começou a fazer teste rápido em passageiros para detectar covid antes do embarque, em Dubai. Tudo indica que o serviço deve ser ampliado.

O exame de sangue rápido tem resultado disponível em 10 minutos. Outras medidas foram tomadas pela companhia árabe e devem pautar novas mudanças na aviação.

 

Desinfecção do avião

Todas as companhias anunciaram procedimentos reforçados de limpeza e desinfecção das aeronaves e no aeroporto.

Seguem algumas medidas.

Air Canada

Para reforçar a limpeza da aeronave, a companhia introdução da pulverização eletrostática do interior, no programa  Canada CleanCare +.

A companhia também expandiu os procedimentos de limpeza já existentes com o uso de desinfetante de padrão hospitalar.

A empresa fez parceria com uma empresa terceirizada que monitora doenças infecciosas em todo o mundo por inteligência artificial.

As informações são enviadas em tempo real para garantir que a aérea esteja alerta para tomar decisões.

 Air Europa

A aérea aumentou o número de limpezas profundas para desinfetar toda a frota com produtos específicos para hospitais que são capazes de eliminar o coronavírus.

As tripulações estão equipadas com máscaras e luvas e todas as aeronaves receberam lenços desinfetantes para uso tanto pelas tripulações quanto pelos passageiros.

A companhia também utiliza os filtros Hepa, de alta eficiência, (High Efficiency Particulate Air), que extraem mais de 99,9% dos menores vírus nas aeronaves.

Amaszonas

A boliviana, que ampliou recentemente seus voos na América do Sul, tem todas as aeronaves desinfetadas antes de cada voo em cada aeroporto.

Também faz a desinfecção com passageiros a bordo, com aerosóis aprovados pela OMS e especialmente produzidos para uso em aeronaves.

Azul

Ao término de cada etapa, a equipe de limpeza desinfeta todos os locais em que os clientes possam ter contato, como cintos de segurança, bandejas das poltronas, apoios de braços, persianas e bagageiros da cabine.

Durante a limpeza profunda, os tapetes, os locais de trabalho da tripulação, como cabine de comando e galley, e os lavatórios recebem uma desinfecção minuciosa.

Delta

A Delta adotou diversas medidas, como o Delta Clean, processo profundo de limpeza e desinfecção de áreas, do aeroporto às aeronaves, pioneiro no setor aéreo.

O procedimento inclui o uso de spray sanitizante eletrostático – ou nebulização – em todas as aeronaves e práticas de limpeza pré-voo, que desinfetam áreas de contato, como bandejas retráteis, encostos de braços e monitores de vídeo.

Aviões também têm o uso de sistemas avançados de circulação de ar com filtros Hepa (High Efficiency Particulate Air), que extraem mais de 99,9% dos menores vírus nas aeronaves.

Emirates

Todas as aeronaves da Emirates passarão por processos adicionais de limpeza e desinfecção em Dubai após cada voo.

Gol

Além dos procedimentos de limpeza aprimorados, anunciou os filtros Hepa, que eliminam 99,9% dos vírus da aeronave.

Também implementou novas etapas de limpeza e o uso de desinfetante hospitalar nas aeronaves.

Latam

Reforçou todos seus procedimentos de sanitização da aeronave. Os aviões possuem sistema de recirculação de ar que renova o ar no avião a cada 3 minutos graças aos filtros HEPA

Todas as superfícies de contato são desinfectadas com álcool 70% e outros materiais indicados pela Anvisa e pelos órgãos internacionais.

O procedimento de pulverização a bordo também segue constantemente aplicado.

Lufthansa

Todas as áreas da cabine de uma aeronave são completamente limpas, várias vezes ao dia, seguindo um rigoroso procedimento.

Isso inclui limpar os banheiros, aspirar os tapetes e limpar as superfícies no banco do passageiro, como as mesas dobráveis. Esse processo de limpeza já utiliza detergentes com efeito desinfetante, todos certificados.

Todos os produtos de limpeza são testados quanto à compatibilidade do material da aeronave no laboratório antes de serem utilizados e somente então são aprovados para operação de rotina a bordo. 

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