Compartilhar:
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
Pinterest

Nadar com peixe-boi é uma experiência para a vida toda. Gentil, inofensivo, curioso e gigante, o manateee, que significa peixe-boi nos Estados Unidos, chega a pesar 500 kg e a medir até 4 m.

E existe apenas um lugar no mundo onde é possível fazer snorkel ao lado deles: Crystal River.

A cidade, na Flórida, é o único destino onde se pode nadar com peixe-boi livre, selvagem e protegido. Trata-se da capital mundial do manatee.

O destino fica a menos de 2 horas de carro de Orlando, e o ideal é fazer a viagem na época de manateee, que começa em novembro e vai até março, por causa da temperatura da água, quentinha.

Manatees gostam de águas acima dos 20°C.

Crystal River - Swimming with Manatees - 003 - 2023 (Carol Grant)

Manatees nas águas quentes das springs em Crystal River – foto Visit Florida / Carol Grant

E no inverno norte-americano, quando a temperatura da água cai no Golfo do México,  os peixes-boi migram para as águas quentes de nascentes da região de Crystal River. As famosas springs.

Nessa época, é possível observá-los especialmente nestes locais: Three Sisters Springs e Ellie Schiller Homosassa Springs Wildlife State Park e  Kings Bay ou no rio Homosassa, de caiaque ou stand-up paddle.

Nesse mesmo período, 7 santuários de peixes-boi dentro do refúgio não podem ser acessados por pessoas para proteção dos animais. Todos os visitantes, mesmo de caiaque, não estão autorizados a entrar nessas áreas protegidas, mas podem observar à distância, de fora da água.

Vamos ver onde é possível nadar do ladinho desses gigantes.

Crystal River - Swimming with Manatees - 004 - 2023 (Carol Grant)

Manatees  podem chegar a 500 kg e 4 metros – foto Visit Florida / Carol Grant

Como nadar com peixe-boi?

O peixe-boi chegou a entrar na lista de extinção na década de 1970. Desde então, o animal passou a ser extremamente protegido, e, para nadar com eles, não basta entrar na spring.

É preciso seguir uma série de regras, que, aliás, valem para qualquer encontro com animal selvagem.

Crystal River - Swimming with Manatees - 003 - 2023 (Carol Grant)

Nunca encostar em um manatee está entre as regras para nadar com o animal – foto Visit Florida – Carol Grant

O passeio dura 3 horas e começa começa cedo, melhor horário para o encontro com esses animais.

Às 6h é preciso chegar ao Waterfront Adventures, para colocar a roupa de mergulho e assistir ao vídeo que ensina a se comportar ao lado dos animais. Depois, pega-se o barco para chegar ao ponto exato.

No dia do snorkel com manatees, você vai amanhecer no barco – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

Vídeo obrigatório ensina o turista como se comportar ao lado dos animais livres – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

As regras são essenciais para preservação da espécie. O nado ao lado deles é para observação, e o turista não pode jamais tocar, alimentar ou perseguir o animal.

Muitas vezes, o peixe-boi chega pertinho de você e pode até te abraçar, o que seria a verdadeira loteria do viajante. Mas o visitante não pode retribuir. Tem que manter as mãos imóveis.

Ao entrar na água, nada de fazer barulho e bater os pés, pois isso afasta o animal.

Roupa especial para o snorkel com manatees em Crystal River – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

A premissa de nunca encostar, alimentar nem interferir no habitat de um animal selvagem vale para qualquer encontro que um turista tenha com animais. Mas aqui, além de repreendido e expulso do local, o visitante pode tomar multa.

Fui no começo da temporada, mas mesmo assim, encontramos os animais. Quando topei com eles, confesso, me surpreendi com o tamanho, pois é maior do que a gente imagina. E a carinha, muito mais fofa.

O encontro, que acontece se o animal quiser, é breve, dura segundos. No meio da temporada será possível ver mais animais, e com sorte, alguma mamãe acompanhada de filhote.

O bebê é amamentado por dois anos, depois de uma gravidez de 13 meses. Nasce um filhote por vez. Então, o ciclo é longo, bebês só nascem a cada 3 ou 4 anos.

E, caso o visitante fique com medo, é só permanecer imóvel, pois o animal vai embora. Mas não há razão para medo.

O peixe-boi é um animal herbívoro, que se alimenta de grama aquática, o dia todo aliás, e adora companhia de pessoas. Brincalhões, eles podem nadar ao lado, chegar pertinho, tudo na maior simpatia.

Neste link há mais informações sobre esse animal incrível.

Onde se hospedar?

São muitas as opções de hospedagem, mas o melhor custo/ benefício para quem vai para mergulhar com manatees está no hotel PaddleTail Waterfront Lodge.

hotel crystal river nadar com peixe boiIMG_3300

Suíte espaçosa do PaddleTail Waterfront Lodge, em Crystal River – Foto Andrea Miramontes @ladobviagem

O lodge tem pacotes especiais, como Stay N Swim, que inclui uma noite e um passeio para nadar em peixes-boi. Já o pacote  Stay N Play tem duas noites, um passeio para nadar peixes-boi,  passeio de caiaque e cruzeiro de meio dia ao pôr do sol.

Para os pacotes, reserve direto no site. O hotel tem quartos grandes e confortáveis, lojinha e lanchonete para um café. Mas chega-se aos quartos de escadas, então, fique atento ao peso das malas.

Dentro do hotel, a lanchonete Grassroots Coffee at Paddletail Lodge tem  cafés de processo artesanal, sucos e croissants para matar a fome em lanchinhos.

E neste link do Lado B Viagem, há restaurantes e cafés que merecem sua visita, inclusive com ótimas opções vegetarianas.

Paella vegana do chef em Inverness, a meia hora de Crystal River; veja roteiro neste link – Andrea Miramontes @ladobviagem

O que fazer em Crystal River?

Além do nado com peixe-boi,  há mais passeios a explorar, a começar pelo centro histórico da cidade.

Destino de natureza, ainda oferece milhares de hectares de parques estaduais protegidos, rios, nascentes (springs) florestas e refúgios de vida selvagem.

Suas springs transparentes, nascentes de água límpida, são fontes de rios e manguezais, permitem fazer caiaque, paddle boarding, canoagem, e snorkel, sempre acompanhado de vida selvagem.

Em muitos pontos podem ser observados muitos animais, como pelicanos, tartarugas, aligators e,claro, os manatees.

Crystal River Snorkeling with Manatees

Springs de Crystal River ficam cheias de manatees na temporada – foto Visit Florida

Centrinho de Crystal River

Capital Mundial do Peixe-boi, Crystal River, tem um centrinho histórico (Heritage Village), do começo de 1900, lindo e temático. Os peixes-boi estão por todo canto, em murais, pubs, e lojinhas e sorveterias.

Aproveite para tomar um sorvete na Guyer’s Ice Cream and Doughnuts, onde, além de mais de 20 sabores especiais, como o meu de cerejas negras e pistache, você pode também criar seu próprio donut.

Casinhas históricas abrigam museus, lojas e restaurantes. Pare na Citrus Ave. e circule a pé.

Cidade crystal river foto Andrea Miramontes

Centrinho histórico de Crystal River – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

Cidade crystal river foto Andrea Miramontes

Toda temática, Crystal River tem muitos murais maravilhosos para fotos – Andrea Miramontes @ladobviagem

Caiaque transparente

Há os caiaques comuns. Mas aqui, vamos de caiaque transparente, e, com muita sorte, você poderá ver um manatee passar debaixo das suas pernas.

É uma escolha, aliás. Quem vai de caiaque normal pode descer e nadar na spring. Quem vai no transparente não desce. Mesmo assim, escolhi a segunda opção.

Caiaque transparente em Crystal River, Flórida – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

O passeio parte de Pete’s Pier com Kacey’s Custom Kayak Tours, em direção à spring mais linda e icônica da Flórida, Three Sisters Springs.

O caiaque passa por Kings Bay, área que representa o segundo maior grupo de nascentes da Flórida, com mais de 70 nascentes.

A remada dura algumas horas, entre ida e volta, mas é bem fácil. E eu, que nem sou profissional, tirei de letra.

Aprenda sobre o manatee

O Crystal River National Wildlife Refuge – Visitor Center foi criado na década de 80 para trazer mais informações sobre esse animal incrível e ajudar na proteção da espécie.

Lá é possível entender os hábitos dos peixes-boa, bem como ouvir os sons que ele produz, como o bebê conversando com a mãe, o respiro e até o pum de um manatee.

No centro, há ainda uma lojinha fofa com os melhores suvenirs. Resista ao bebê manatee de pelúcia se puder.

Onde se hospedar? São muitas as opções de hospedagem, mas o melhor custo/ benefício para quem vai para mergulhar com manatees está no hotel PaddleTail Waterfront Lodge. O lodge tem pacotes como Stay N Swim, com noite e um passeio para nadar em peixes-boi, e Stay N Play, com duas noites, um passeio para nadar peixes-boi e um passeio de caiaque e cruzeiro de meio dia ao pôr do sol. Para os pacotes, reserve direto no site. O hotel tem quartos grandes e confortáveis, lojinha e lanchonete para um café. Mas chega-se aos quartos de escadas, então, fique preparado com o peso das malas. (fotos) Dentro do hotel, a lanchonete Grassroots Coffee at Paddletail Lodge tem  cafés de processo artesanal, sucos e croissants para matar a fome em lanchinhos. E neste link do Lado B Viagem, há restaurantes e cafés que merecem sua visita, inclusive com ótimas opções vegetarianas.

Crystal River National Wildlife Refuge – Visitor Center traz informações ricas sobre o manatee – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

crystal river centro visitas

Lojinha tem os suvenirs mais fotos, com manatees de todo jeito, inclusive, bebê – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

O Centro de visitantes é também uma das paradas do Crystal River Shuttle, o ônibus que o levará a Three Sisters Springs, para a visita às trilhas e fotos maravilhosas.

Leva também a três outros destaques de Crystal River – The Crystal River National Wildlife Complex, Hunter Springs Park e ao centro histórico que falei acima, com parada na avenida principal. O nome da parada é Citrus Ave/Heritage Village.

As cores que alternam entre azul e verde, totalmente transparentes, impressionam. Trata-se de uma das fontes mais importantes para a sobrevivência dos peixes-boi da Flórida no inverno.

Logo abaixo, veja como é a visita por terra.

Vídeo mostra a experiência dentro da água com manatees – siga o @ladobviagem!

Three Sisters Springs

Das 70 nascentes em Kings Bay, a Three Sisters Springs é a mais icônica.

Chama-se assim por apresentar 3 bacias distintas, mas unidas, com águas límpidas de tons azul e verde.

Visita por terra à Three Sisters Springs – foto Andrea Miramontes @ladobviagem

Acima, deixei como opção a visita à spring de caiaque. E, agora, vou te contar como visitar por terra, em uma trilhazinha linda e fácil.

A Three Sisters Springs faz parte do Crystal River National Wildlife Refuge, e a visita por terra tem um calçadão com plataformas de observação.

É possível também observar mais de 100 espécies diferentes de aves, répteis e anfíbios.

Para visitar por terra, pegue um ônibus gratuito que sai do Centro de visitações, descrito no tópico acima. Mas, atenção, são passeios diferentes.

Quem visita por terra, neste momento, não pode entrar nas springs. Como essa viagem deve durar no mínimo 3 noites, você se organiza para fazer as 2 visitas e o mergulho, que são experiências completamente distintas e indispensáveis.

No site do Visit Florida você encontra muito mais informações sobre essa viagem incrível.

E aqui, meu roteiro de bike por Inverness, a cidade escolhida por Elvis Presley para gravar um filme icônico em 1961.

Siga o @ladobviagem no Instagram.

Organize a viagem

Há dois fatores que devem obrigatoriamente ser considerados na viagem aos EUA. O primeiro deles é o seguro-viagem.

Seguro-viagem é um item indispensável, pois, se algo acontece e você precisa de médico por lá, vai gastar aproximadamente 500 dólares só de consulta.

Sempre viajo com o seguro Affinity, que, inclusive, tem planos que cobrem danos em malas durante a viagem. Você pode fazer sua cotação neste link.

Outra solução de viagem que deve ser pensada é estar conectado na internet durante todo roteiro.

Eu uso o chip da Skill Sim, que esrá presente em mais de 200 países. A empresa também oferece chip virtual, que é muito mais fácil de usar, pois não é preciso trocar o chip no aparelho.  Faça sua cotação com desconto neste link.

E, finalmente, neste link, você encontra hotéis Flórida com o melhor preço.

Siga o @ladobviagem no Instagram.

 

5 lugares para vegetarianos em Crystal River, na Flórida

De bike por Inverness, a cidade da Flórida escolhida por Elvis Presley